30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrAulas começam nesta quarta-feira e pais participam de reunião em escolas e...

Aulas começam nesta quarta-feira e pais participam de reunião em escolas e CMEIS

Familiares são convidados a conhecer a sala que seu filho vai estudar, além de saber sobre o desenvolvimento pedagógico da instituição

As aulas do ano letivo de 2024 na Rede Municipal de Ensino de Umuarama vão começar nesta quarta-feira (7) e, dentro do estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação por meio de orientação pedagógica, os pais de alunos foram convidados para participar da primeira reunião do ano, realizada em todos as 22 escolas e 20 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) nesta terça-feira (6).

Os encontros foram das 8h às 12h, para quem tem filhos matriculados no período da manhã, e das 13h às 17h para o período da tarde, já para as unidades educacionais que atendem os estudantes no período integral, a reunião ocorrerá foi das 8h às 12h. “Entre os muitos temas apresentados, as pautas elaboradas pela direção e coordenação pedagógica de cada unidade educacional buscou aproximar os familiares da comunidade escolar”, comentou a secretária Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

Os pais tiveram a oportunidade de conhecer a organização da unidade educacional, apresentada pela direção, que também falou sobre o desenvolvimento pedagógico. “Todos puderam conhecer a sala que seus filhos (ou filhas) estudarão. Os professores atenderam os pais, mostrando a sala de aula, enfatizando a importância que tem os pais ou responsáveis acompanharem o desenvolvimento do estudante, incentivando-os a participar das atividades e a organizar e cuidar do material escolar, por exemplo”, explicou.

Os professores também explicaram que alguns materiais ficarão na unidade educacional para serem utilizados durante o ano letivo e apresentaram os livros didáticos que serão utilizados. “Os pais também conheceram os servidores da unidade, o Regulamento Interno em linhas gerais, sobre o grupo de WhatsApp – que deverá ser exclusivamente para assuntos referentes a dúvidas e fatos educacionais, como conversar a respeito do desempenho escolar e/ou o desenvolvimento do estudante”, detalhou.

Os pais também foram orientados sobre como conversar com as crianças sobre o período de adaptação, conscientizando-as que esse é o primeiro contato/frequência de algumas delas com a unidade educacional, tendo suas primeiras experiências longe de suas famílias, o que pode gerar inseguranças e angústias, algo que é comum nessa transição em que a criança deixa a convivência no espaço familiar para conviver em um espaço de coletividade. “É importante que as crianças frequentem esse período, pois facilita a sua adaptação no espaço escolar”, pontuou Elisângela Reis, Coordenadora Geral.

Eles também foram informados que os estudantes de 1º ao 5º ano podem ser reprovados se atingirem 51 faltas durante o ano letivo e que os estudantes de 3º e 5º ano podem ser reprovados por desempenho escolar. Será ofertado o Projeto Clube do Saber, no contraturno, com a finalidade de promover o avanço na aprendizagem de estudantes do 2° ao 5° ano. Os pais também podem agendar reuniões, sempre que necessário, para saber do desenvolvimento do estudante”, informou Elisângela, acrescentando que são 1.803 alunos da Educação Infantil de 10.151 estudantes.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular