16.2 C
Umuarama
segunda-feira, julho 15, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrProjeto Geloteca disponibiliza livros para alunos do Centro da Juventude

Projeto Geloteca disponibiliza livros para alunos do Centro da Juventude

Geladeira é transformada em biblioteca para estimular o hábito da leitura entre crianças e adolescentes

O sucesso da Geloteca – uma geladeira sem funcionamento que é adesivada e transformada em biblioteca – chegou ao Ceju (Centro da Juventude de Umuarama) nesta semana, em projeto idealizado e coordenado pela Fundação Cultural de Umuarama (FCU). Nesta primeira leva, foram disponibilizados 50 livros com temas diversos (suspense, romance, ficção e literatura estrangeira, entre outros).

A Geloteca é um uma ramificação da Biblioteca Rocha Pombo, que funciona dentro da FCU, como explica o assessor especial Alessandro Salgado. “O funcionamento da Geloteca é, neste momento, exclusivo para os alunos do Ceju e o funcionamento é mais flexível que na Rocha Pombo, pois não precisa de cadastro, de preencher ficha, de assinalar a retirada: basta apenas abrir a geladeira, escolher um livro, ler e depois devolver”, detalha.

Quem não faz parte do Ceju – pessoas da comunidade em geral – pode emprestar livros na Biblioteca Municipal Rocha Pombo, que fica no Centro Cultural Vera Schubert. “É muito fácil fazer o cadastro: basta apresentar RG, CPF e um comprovante de residência. O cidadão pode tanto realizar empréstimos quanto doar livros”, observa Salgado.

Jeferson Ferreira, coordenador do Ceju (onde são atendidas crianças, adolescentes e jovens de 10 a 17 anos), comemorou a chegada da Geloteca. “Temos certeza de que este é apenas um de muitos projetos que iremos desenvolver em parceria com a FCU em favor de nossos alunos. Aqui nós já trabalhos com muitos movimentos culturais como saraus, poesia, teatro e dança e a leitura está absolutamente interligada a todas essas manifestações”, analisou.

Jefinho acrescentou que, tendo os livros como suporte, haverá um estímulo para que os alunos participem dos festivais de música, teatro e dança, além das atividades da Semana da Cultura realizadas pela FCU. “Entendemos que as secretarias municipais devem trabalhar desta maneira: unidas e seguindo um mesmo rumo, sempre com foco no desenvolvimento de toda a sociedade”, registrou.

MAIS GELOTECAS

Rodrigo Fernandes Pereira, chefe da Divisão de Ação Cultural, afirma que mais unidades da Geloteca devem ser produzidas nos próximos meses, inclusive com a doação de cinco geladeiras já garantidas por uma tradicional empresa do ramo da cidade. “Assim que chegarem novas peças, cuidaremos para que elas sejam adesivadas com temáticas voltadas à leitura ou personalidades das artes e, na sequência, recebem livros fornecidos tanto aqui pela Biblioteca Rocha Pombo, quanto por outros que a sociedade venha a doar. Quem sai ganhando é o cidadão, pois quem lê amplia horizontes, viaja e fica melhor preparado para a vida”, ressalta.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular