30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrSecretaria de Meio Ambiente prepara 18 mil mudas de flores para o...

Secretaria de Meio Ambiente prepara 18 mil mudas de flores para o aniversário de Umuarama

Início do plantio das sunpatiens, em nove cores diferentes, será no final de março para que em junho toda a cidade esteja florida

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente adquiriu mais de 18 mil mudas de flores para enfeitar praças e canteiros, especialmente para as comemorações do 69° aniversário de Umuarama. A espécie escolhida é a sunpatiens – que em uma tradução livre do inglês quer dizer algo como ‘resistente (paciente) ao sol’ – com uma gama de nove cores diferentes e que já é uma marca registrada da cidade.

Todas as mudas adquiridas estão sendo cuidadas e preparadas por profissionais do Viveiro Municipal, que fica no bairro Arco-Íris. “Vamos levar essa beleza para todas as regiões da cidade. A sunpatiens é uma das flores mais resistentes ao sol existentes no Brasil, o que para nossa cidade é algo realmente muito importante! A espécie também é destaque pela variedade das cores, produzindo um resultado que encanta moradores e visitantes”, observa o prefeito Celso Pozzobom.

Waltinho Sucupira, secretário municipal de Meio Ambiente, acrescenta que a sunpatiens é uma planta florífera, ou seja, significa que dá muitas flores. “Iniciamos o plantio agora e em junho a cidade já estará, como sempre, um verdadeiro jardim para as comemorações e atividades do aniversário. Nunca é demais ressaltar que Umuarama é uma das cidades mais bem cuidadas do Paraná, admirada por quem vem de outras localidades”, frisou.

Já a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, alerta à população que, devido ao trabalho de preparo da terra para recebimento das flores, muitos trechos vão ficar, por um breve período, desarrumado. “Como temos de arrancar as flores antigas, o local vai ficar feio por um tempo, pois terá de ficar descampado. Mas será por pouco tempo. Depois iniciaremos o plantio pelas praças um pouco mais distantes da área central da cidade – como a Brasília e Portugal – para terminar com a ornamentação das praças Miguel Rossafa, Arthur Thomas, Santos Dumont e Hênio Romagnolli, além do Lago Aratimbó”, relata.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular