30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrConselhos Municipais iniciam 2024 definindo cronograma de atividades

Conselhos Municipais iniciam 2024 definindo cronograma de atividades

POLÍTICAS PÚBLICAS

Conselhos Municipais iniciam 2024 definindo cronograma de atividades

Membros têm a responsabilidade de tomar decisões políticas e de fiscalização da administração pública

Em resumo, os conselhos municipais são criados para propor os rumos das políticas públicas, além de fiscalizar, controlar e definir ações a serem tomadas pelos administradores do município. Em Umuarama esses órgãos auxiliares são influentes, atuantes e exigentes, com forte participação popular. E o ano de 2024 promete ser de muito trabalho, a julgar pelos cronogramas que já começaram a ser definidos em reuniões realizadas na Secretaria Executiva dos Conselhos – a Casa dos Conselhos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), por exemplo, deu início às suas atividades com a primeira reunião ordinária deste ano, realizada na segunda-feira (5), sob o comando da presidente Silmara Ruiz. “Além de sermos parceiras no desenvolvimento de campanhas em defesa da mulher (como o Agosto Lilás), estamos sempre atentas e acompanhando, com campanhas próprias, ações que garantam proteção, apoio e acolhimento àquelas que mais precisam. É um trabalho que exige muita dedicação, mas os resultados são sempre muito valiosos”, registra.

O engajamento continua ao longo da semana com reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), presidido por Ivonte Urbanski, que será realizada na quinta-feira (8). “Atuamos em sintonia com a Secretaria Municipal de Assistência Social, sempre conectadas às políticas públicas fundamentais para garantir igualdade de direitos a todos, fazendo valer a justiça social em seu mais profundo significado”, resume Ivone.

Na sexta-feira (9) o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), presidido por Jéssica Arckanjo Harmatiuk Vieira, reúne seus membros para discussões e planejamentos. “Estamos em um Conselho Municipal que exige muito tato, muito discernimento, equilíbrio, sensibilidade e sensatez, afinal estamos lidando com as vidas de crianças e adolescentes, vulneráveis e que carecem de toda nossa atenção e foco”, pontuou Jéssica.

A reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), presidido por Franzimar Siqueira de Morais, está marcada para o dia 16. “O conselho fiscaliza, busca investimentos e promove ações para proteger e dignificar pessoas na melhor idade (idosa) dentro do nosso município”, relata. E na sequência, dia 20, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), presidido por Elidiamara Simões Nunes. “Nossas pautas estão sempre voltadas a questões como acessibilidade, oportunidades iguais, benefícios sociais, respeito e igualdade de direitos. E para tal estamos sempre em campanha para envolver toda a sociedade em nossas lutas”, registra Elidiamara.

As reuniões ordinárias de fevereiro da Secretaria Executiva dos Conselhos se encerram dia 21, com o Comitê Intersetorial da População em Situação de Rua (Ciamp-Rua), presidido por Roger Bruno Brambila Giopatto. “A participação ativa desses conselhos e comitê demonstra o compromisso e a importância das discussões sobre direitos e inclusão na comunidade. Para nós é fundamental poder contar com ideias, indicações, orientações e apoio na produção de políticas que sejam de interesse de todos os cidadãos”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular