30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrPraça Miguel Rossafa centraliza ações de campanha de prevenção da gravidez na...

Praça Miguel Rossafa centraliza ações de campanha de prevenção da gravidez na adolescência

Utilizando o tema ‘Não pule etapas: tudo tem seu tempo’, Secretaria de Saúde alerta sobre medidas preventivas

A primeira semana de fevereiro marca a veiculação da campanha nacional sobre a prevenção da gravidez na adolescência. E em Umuarama, para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, por meio da Atenção Primária em Saúde (APS), uma ação de conscientização no próximo sábado (10), das 17h às 20h, na Praça Miguel Rossafa.

A APS vai utilizar como tema ‘Não pule etapas, tudo tem o seu tempo! Gravidez na adolescência não é brincadeira’. “Os últimos dados do Ministério da Saúde sobre o tema revelam que, em 2020, cerca de 380 mil partos foram de mães com até 19 anos, o que corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil. É algo realmente preocupante e que poderia, em muitos casos, ter sido evitado. Daí a importância de abordarmos esse público de forma clara, direta e objetiva: não é uma brincadeira”, observa o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.

Entre outras atividades e ações, a campanha terá panfletagem, orientação, distribuição de preservativos (masculinos e femininos) e principalmente espaço para que adolescentes e jovens fiquem à vontade para esclarecer dúvidas, fazer perguntas e saber um pouco mais sobre métodos contraceptivos, como detalha Débora Batista Almeida, da APS. “Teremos profissionais da APS e ainda contaremos com apoio do Ambulatório de Infectologia. A mensagem que vamos transmitir pode mudar vidas”, pontuou.

Débora explica que a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é lei no Brasil e é realizada em fevereiro devido à proximidade com o Carnaval, quando são realizadas campanhas semelhantes sobre a importância da prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e aids. “Há alguns anos essa data era comemorada no final de setembro, mas uma proposta do Senado alterou para fevereiro, o que é muito pertinente”, registra.

SERVIÇO – SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA – ‘Não pule etapas, tudo tem o seu tempo! Gravidez na adolescência não é brincadeira’ – Realização: Atenção Primária em Saúde – Data: 10/02/2024 – Sábado – Horário: Das 17h às 20h – Local: Praça Miguel Rossafa.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular