14.5 C
Umuarama
segunda-feira, maio 27, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrFarmácias das UBS do Sonho Meu e Bem-Estar começam a dispensar psicotrópicos

Farmácias das UBS do Sonho Meu e Bem-Estar começam a dispensar psicotrópicos

Estrutura tem agora 23 farmácias à disposição da população nas UBS nos bairros, distritos e Central Farmacêutica

Mais duas unidades de saúde passam a ter o serviço de dispensação de medicamentos psicotrópicos em suas farmácias: Sonho Meu e Bem-Estar. As divisões conquistaram o registro junto ao CRF (Conselho Regional de Farmácia) e agora a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama tem em sua estrutura 23 centros de distribuição de medicação, graças à determinação do prefeito Celso Pozzobom em proporcionar melhor atendimento ao cidadão.

Dentro da Política Nacional de Medicamentos, ditada pelo Ministério da Saúde, é necessário ter um farmacêutico como responsável técnico em todas as farmácias do Brasil, incluindo aquelas que ficam nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). “A Assistência Farmacêutica é determinante para a atenção aos serviços em saúde. Consiste em um conjunto de ações relacionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, individual e coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional. Tendo a farmácia na própria unidade de saúde, a realidade da vida dos moradores é completamente diferente, pois não terá de se deslocar a outra unidade nem à Central Farmacêutica”, pontuou Camila Bertolin de Oliveira, coordenadora da Central Farmacêutica.

As unidades farmacêuticas dispensam, entre outros, medicamentos básicos, antibióticos e psicotrópicos, antieméticos, antitérmicos, antialérgico e expectorantes. “Porém, a entrega de medicamentos ‘tarja vermelha ou preta’, aqueles que só podem ser dispensados mediante a apresentação e retenção da receita, só eram feitas aqui na Central. Depois de cumprir todos os itens exigidos pela Nota Técnica n° 914 do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR), fomos conquistando as certificações para podermos oferecer este serviço nas unidades de saúde”, conta.

A enfermeira Leia Inês de Andrade Silva, coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS) em Umuarama, observa que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) elaborou proposições para colaborar com as ações e programas para o fortalecimento do sistema municipal de saúde. “São instruções para garantir o direito da sociedade à Assistência Farmacêutica integral, sendo orientada para a qualidade do acesso e do uso racional de medicamentos”, comentou.

Já o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, acrescenta que os moradores devem ficar atentos aos horários de funcionamento dessas unidades. “A UBS Sonho Meu tem atendimento em tempo integral e a Bem-Estar em meio período. Lembrando que a entrega do medicamento só ocorre com a apresentação da 1ª via da receita médica dentro da data de validade”, detalha.

Ele indica ainda que não é preciso ser morador da região de cobertura, ou seja, qualquer paciente com receita válida e os documentos necessários pode retirar a medicação. “É a mesma coisa com a vacinação, em que as pessoas podem se vacinar em qualquer unidade estando dentro dos requisitos. Os medicamentos psicotrópicos tratam, entre outros, transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão”, pontua.

ATENDIMENTO DAS FARMÁCIAS NAS UBS

Período da manhã, das 7h30 às 11h30

– UBS Guarani – Anchieta (Avenida Vitória s/n°)

– UBS Lisboa (Rua Fernão Dias nº 5825)

– UBS Panorama (Rua Amazonas s/n°)

– UBS Santa Eliza (Rua São Jorge n° 1055)

– UBS Vitória Régia (Avenida Júlio César Jarros s/n°)

Período da tarde, das 13h30 às 17h

– UBS 1° de Maio (Rua dos Servidores Públicos n° 4868)

– UBS Centro Saúde Escola (Praça Mascarenhas de Moraes – Unipar sede)

– UBS Cohapar II (Rua São Lucas n° 2050)

– UBS Industrial (Rua Industrial s/n°)

– UBS Jabuticabeiras (Rua das Gardênias nº 4017)

– UBS Lovat (Avenida Paraná n° 504)

– UBS Ouro Branco (Rua Ametista s/n°)

Período Integral, das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h

– UBS Central (Av. Dr. Angelo Moreira da Fonseca nº 736)

– UBS Sonho Meu (Avenida José de Alencar n° 1925)

– Central Farmacêutica (Travessa Euclides Pelacani n° 5326)

Período diferenciado, das 14h às 17h

– UBS Cidade Alta (Rua Belo Horizonte n° 2212)

Período diferenciado, das 7h às 11h30

– UBS San Remo (Rua José Antônio Lopes Rodrigues s/n°)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular