16.2 C
Umuarama
segunda-feira, julho 15, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrUBS Sonho Meu oferece atendimento em saúde mental em horários especiais

UBS Sonho Meu oferece atendimento em saúde mental em horários especiais

Unidade é a primeira a realizar projeto da Secretaria de Estado da Saúde, ampliando o cuidado com a população

Um programa, criado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), está proporcionando mais qualidade de vida para usuários da unidade de saúde Sonho Meu, que agora têm a oportunidade de receber atendimento diferenciado em saúde mental. A parceria com a Atenção Primária em Saúde (APS) oferece cuidados especiais dentro do projeto chamado de ‘Estratificação de Risco em Saúde Mental’ e a UBS fica aberta duas vezes por semana em horário especial, das 17h às 20h.

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, esclarece que saúde mental não deve ser confundida com doença mental. “Saúde mental está relacionada à forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida e saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida, além de reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário”, detalha.

Ele destaca que o principal objetivo do programa é qualificar o compartilhamento do cuidado entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Especializada. “Foram elaborados materiais para auxiliar no processo de trabalho das equipes, destacando-se o instrumento de estratificação de risco, o plano de cuidados e a planilha de programação para a APS. Ou seja, todos os profissionais e equipes foram capacitados para que o programa tenha sucesso”, observou.

A diretora da 12ª Regional de Saúde em Umuarama, Viviane Herrera Ufemea, ressalta que a estratificação de risco como ferramenta para o acompanhamento dos pacientes é fundamental. “Por meio deste sistema de avaliação, podemos identificar o nível de necessidade de cada indivíduo e direcionar o cuidado de forma mais precisa e eficaz. E o melhor: dentro da sua unidade básica de saúde”, pontuou.

As ações no Sonho Meu também dão continuidade na campanha Janeiro Branco, que aborda o tema saúde mental. “A iniciativa visa facilitar o acolhimento da população e ampliar o acesso a este cuidado tão importante. Mesmo com todas as ações disponibilizadas pela Sesa às regionais, a maioria das equipes da APS no Paraná ainda não conseguiu se efetivar como ordenadora da rede e coordenadora do cuidado em saúde mental. Desta forma, Umuarama mais uma vez se destaca e torna-se referência a outros municípios”, registra Viviane.

Leia Inês de Andrade Silva, coordenadora da APS, relata que os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio e contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros e médicos. “Após a triagem inicial, os pacientes são acolhidos e acompanhados de forma individualizada, de acordo com suas necessidades”, explica.

A coordenadora ressalta que a iniciativa da unidade de saúde do Sonho Meu é um exemplo de como a APS pode ser uma porta de entrada para o cuidado com a saúde mental. “Ao oferecer um atendimento diferenciado e preventivo, podemos contribuir para a promoção da saúde mental da população e evitar o agravamento de quadros psicológicos”, frisa.

EXPANSÃO DE UNIDADES

Diante do sucesso da iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde avalia a possibilidade de expandir o projeto para outras unidades da Atenção Básica. “O objetivo é ampliar o acesso à saúde mental e oferecer um atendimento de qualidade para toda a população. Muitas pessoas confundem saúde mental com doença mental. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites, que vivenciam emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração, sendo capazes de enfrentar os desafios e as mudanças com equilíbrio, sabendo procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida”, analisa o secretário municipal de Saúde.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular