16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrEm parceria com Estado, Educação oferece assessoria pedagógica aos professores

Em parceria com Estado, Educação oferece assessoria pedagógica aos professores

Professores das turmas do 3º e 4º ano que ministram os componentes curriculares matemática, língua portuguesa, ciências e geografia da Rede Municipal de Ensino participaram da Assessoria Pedagógica ao Docente (APD) durante todo o dia, na última quarta-feira, 21, e nesta quinta, 22, no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE). Na sexta-feira, 23, será a vez dos professores do 5º ano do ensino fundamental – anos iniciais.

O assessoramento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Estado da Educação, por meio do núcleo de cooperação, que desenvolve vários programas de apoio aos municípios com a distribuição de materiais, formação, estudos e planejamento.

“Temos utilizado esse apoio e repassado os materiais para os professores. O assessoramento começou na quarta-feira e continua na próxima semana, contemplando também os professores do 1º ano e, em março, educadores do 2º ano e da educação infantil 4 e 5”, explicou a secretária da Educação do município, Mauriza de Lima Menegasso.

A metodologia utilizada é o ‘círculo de diálogo’, com objetivos de apresentar aos professores a equipe RPC que elabora e revisa as sugestões de plano de ensino, refletir sobre o trabalho pedagógico, informar e contextualizar sobre o Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios (NCPM) e as iniciativas que promove, voltadas à qualidade da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, além de socializar os resultados da Avaliação de Fluência, Prova Paraná e Prova Paraná Mais.

A abertura e apresentação da pauta foi feita pela coordenadora da equipe pedagógica e coordenadora educacional de Língua Portuguesa, Patrícia Abucarma, que também apresentou a equipe RPC (Elaine, Sílvia, Patrícia e Samanta). “As ações dos professores têm impacto no mundo que os cerca. Cada gesto, cada palavra pode fazer a diferença no ambiente de trabalho com seus pares e na jornada de aprendizado dos estudantes de forma única”, destacou.

O objetivo do NCPM é fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios com iniciativas para a melhoria da qualidade da educação. Por meio do Programa Educa Juntos é distribuído o material ‘Formadores em Ação Municípios – Alfabetiza Juntos’, material de apoio pedagógico e os cadernos ‘Educa Juntos – Língua Portuguesa’. Um caderno de matemática será distribuído no próximo ano.

A Secretaria da Educação também deixou uma mensagem aos professores participantes. “É com grande entusiasmo que iniciamos este novo ano, repleto de promessas e oportunidades. Vocês são a força vital por trás do desenvolvimento educacional de nossa rede, e é inspirador testemunhar o comprometimento e a dedicação que cada um demonstra diariamente”, iniciou.

E continua: “Que este ano seja marcado por inovação, criatividade, colaboração, acolhimento e muita sabedoria na tomada de cada decisão. Que cada projeto seja uma expressão de nossa paixão pela educação é um testemunho de nossa determinação em alcançar a excelência. (…) Vamos iniciar o ano com energia renovada, esperança e o firme propósito de fazer a diferença na vida de muitos. Juntos, somos imparáveis”, completa a mensagem.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular