16.2 C
Umuarama
segunda-feira, julho 15, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrPozzobom é eleito presidente do Cibax e terá mandato até o final...

Pozzobom é eleito presidente do Cibax e terá mandato até o final de 2024

O prefeito Celso Pozzobom foi eleito nesta sexta-feira, 23, o novo presidente do Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade das Bacias dos rios Xambrê e Piquiri (Cibax), tendo como vice o prefeito de Cafezal do Sul, Mario Junio Kazuo da Silva. A eleição ocorreu por aclamação, durante assembleia extraordinária, e o mandato da nova diretoria será de um ano.

A reunião foi aberta pelo atual presidente, o prefeito de Perobal, Almir de Almeida, que estava encerrando o mandato. “Parabenizo o prefeito Celso pela eleição. Agora vamos repassar a situação do Cibax e as demandas que estão em curso e tenho certeza que ele fará um bom trabalho”, disse. Ele também realizou uma breve prestação de contas, apresentando aos prefeitos membros as despesas com serviços e manutenção da frota de equipamentos.

O consórcio administra uma patrulha mecanizada, formada por caminhões, patrolas, pás carregadeiras e rolos compactadores, entre outros, que é utilizada para conservação e revitalização de estradas não pavimentadas nos municípios membros. O município onde o serviço é realizado participa com o abastecimento dos veículos e um reforço na equipe de operadores.

Composto por Cafezal do Sul, Francisco Alves, Iporã, Perobal, Pérola, Umuarama e Xambrê, o Cibax existe desde 2001 e representa essas cidades em assuntos de interesse comum, junto aos governos federal e estadual. Mais três cidades da região aderiram ao consórcio recentemente – Cruzeiro do Oeste, Mariluz e Alto Piquiri – por conta da necessidade de serviços.

A frota também foi ampliada, com a aquisição de um caminhão de micropavimentação e dois veículos de passeio. “O objetivo do consórcio é planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas à conservação e recuperação dos ecossistemas associados às bacias dos rios Xambrê e Piquiri, que têm grande impacto nos nossos municípios”, lembrou Pozzobom.

Outro tema discutido na reunião foi a participação dos municípios no programa Itaipu Mais que Energia, ao qual cada cidade apresentou seus projetos e aguarda a liberação de recursos da empresa binacional para obras, serviços e instalação de usinas fotovoltaicas. O prefeito de Umuarama participou da reunião acompanhado pelos secretários da Agricultura, João Megda, e dos Serviços Rodoviários, Mauro Liutti.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular