16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrUmuarama realizou ações no sábado reforçando a campanha Paraná Contra a Dengue

Umuarama realizou ações no sábado reforçando a campanha Paraná Contra a Dengue

A campanha Paraná Contra a Dengue, realizada no último sábado, 2, teve uma série de ações desenvolvidas em Umuarama pelo serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes de combate a endemias realizaram operações de bloqueio larvário, visitas a imóveis para fiscalização, aplicação de inseticida e mais de 100 consultas a pacientes com suspeita de dengue.

Na última semana a Secretaria de Saúde implantou um ambulatório exclusivo para pessoas que apresentam sintomas da doença, como febre, dores pelo corpo, fraqueza e manchas na pele, entre outros – sem sintomas respiratórios. Os pacientes com esses sinais devem procurar diretamente a UBS Posto Central, ao lado do Pronto Atendimento 24h, sem necessidade de encaminhamento.

O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. “Somente no último sábado, 2, foram 137 consultas realizadas com pacientes que aparentavam sintomas de dengue. A procura aumentou bastante, nos últimos dias, por isso o município decidiu montar o ambulatório e centralizar o atendimento”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro.

Os bloqueios larvários foram realizados em imóveis das ruas Camaquã, na Zona VII, Santa Helena (Jardim Canadá) Rodrigues Alves (Jardim Petrópolis). Já a recuperação de imóveis – retorno dos agentes de endemias, após tentativas de visitas frustradas ao longo da semana – aconteceu no setor da Igreja São José Operário. Os bloqueios com inseticida aplicado em bomba costal foram feitos nas ruas Santa Helena, Dom Bosco, Dom Ricardo, Colibri e na avenida Atlântica.

BOLETIM DA DENGUE

A Vigilância Ambiental emitiu nesta semana um boletim que atualiza o acompanhamento da dengue em Umuarama, válido para a semana de 25/02 a 02/03. Neste intervalo foram confirmados 106 novos casos da doença – o número reflete casos confirmados clinicamente ou por exame laboratorial, nas últimas semanas. No acumulado do ano epidemiológico (iniciado em 30/6/2023), Umuarama registra 253 casos positivos, do total de 1.562 notificações – 847 suspeitas foram descartadas e 462 seguem em investigação.

A unidade de saúde com maior número de positivos é a UBS Jardim Panorama, com 51 casos, à frente da UBS San Remo (30), do Posto Central (21), Vitória Régia (20), Cidade Alta (19) e Guarani/Anchieta (18 casos). A dengue tem registros em 18 UBS da cidade e na zona rural. Apenas os distritos de Vila Nova União, Roberto Silveira, Santa Eliza e Serra dos Dourados e o povoado de Nova Jerusalém não contam com casos confirmados da doença no atual período epidemiológico.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular