A campanha Paraná Contra a Dengue, realizada no último sábado, 2, teve uma série de ações desenvolvidas em Umuarama pelo serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes de combate a endemias realizaram operações de bloqueio larvário, visitas a imóveis para fiscalização, aplicação de inseticida e mais de 100 consultas a pacientes com suspeita de dengue.
Na última semana a Secretaria de Saúde implantou um ambulatório exclusivo para pessoas que apresentam sintomas da doença, como febre, dores pelo corpo, fraqueza e manchas na pele, entre outros – sem sintomas respiratórios. Os pacientes com esses sinais devem procurar diretamente a UBS Posto Central, ao lado do Pronto Atendimento 24h, sem necessidade de encaminhamento.
O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. “Somente no último sábado, 2, foram 137 consultas realizadas com pacientes que aparentavam sintomas de dengue. A procura aumentou bastante, nos últimos dias, por isso o município decidiu montar o ambulatório e centralizar o atendimento”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maristela de Azevedo Ribeiro.
Os bloqueios larvários foram realizados em imóveis das ruas Camaquã, na Zona VII, Santa Helena (Jardim Canadá) e Rodrigues Alves (Jardim Petrópolis). Já a recuperação de imóveis – retorno dos agentes de endemias, após tentativas de visitas frustradas ao longo da semana – aconteceu no setor da Igreja São José Operário. Os bloqueios com inseticida aplicado em bomba costal foram feitos nas ruas Santa Helena, Dom Bosco, Dom Ricardo, Colibri e na avenida Atlântica.
BOLETIM DA DENGUE
A Vigilância Ambiental emitiu nesta semana um boletim que atualiza o acompanhamento da dengue em Umuarama, válido para a semana de 25/02 a 02/03. Neste intervalo foram confirmados 106 novos casos da doença – o número reflete casos confirmados clinicamente ou por exame laboratorial, nas últimas semanas. No acumulado do ano epidemiológico (iniciado em 30/6/2023), Umuarama registra 253 casos positivos, do total de 1.562 notificações – 847 suspeitas foram descartadas e 462 seguem em investigação.
A unidade de saúde com maior número de positivos é a UBS Jardim Panorama, com 51 casos, à frente da UBS San Remo (30), do Posto Central (21), Vitória Régia (20), Cidade Alta (19) e Guarani/Anchieta (18 casos). A dengue tem registros em 18 UBS da cidade e na zona rural. Apenas os distritos de Vila Nova União, Roberto Silveira, Santa Eliza e Serra dos Dourados e o povoado de Nova Jerusalém não contam com casos confirmados da doença no atual período epidemiológico.