16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrPequenos agricultores recebem fertilizante que permite aumentar produtividade

Pequenos agricultores recebem fertilizante que permite aumentar produtividade

Cerca de 30 produtores da agricultura familiar receberam mais um repasse de adubo orgânico produzido pela Secretaria Municipal de Agricultura no aterro sanitário do município. O insumo ajuda a repor nutrientes do solo, aumentando a fertilidade e a produção de frutas, hortaliças e legumes, o que proporciona a melhoria na rentabilidade das pequenas propriedades rurais.

A entrega foi feita pelo prefeito Celso Pozzobom e coordenada pelo agrônomo da Secretaria de Agricultura, Fábio César Pereira Souza, na manhã desta quinta-feira, 7. Cada produtor foi contemplado com duas toneladas do fertilizante, produzido a base de lodo industrial, cinzas e cavacos de madeira e folhas de árvores. O material descansa por cerca de 90 dias, para fermentação e decomposição.

Conforme o agricultor Carlos Shimizu, presidente da Associação Profissional do Comércio Varejista dos Feirantes de Umuarama (Aprofeuma), o fertilizante é muito bem-aceito pelos produtores. “Os resultados são notáveis. A produção aumenta mesmo. O adubo fica armazenado nas propriedades e vai sendo usado conforme a demanda de preparo do solo e plantio. É um incentivo muito importante da Prefeitura para os agricultores”, agradeceu.

Além da liberação gratuita do insumo, esta etapa também contou com entrega nas propriedades, com caminhões do município. “Precisamos apoiar e valorizar a atividade rural. Por isso produzimos esse adubo e agora vamos entregar direto nas chácaras e sítios dos produtores, para reduzir os custos”, disse o prefeito.

Pozzobom informou que o município tem a intenção de construir novas baias e aumentar a produção de adubo, para atender mais produtores. “Além disso, vamos fazer um estudo e dependendo dos resultados poderemos incorporar esterco de frango ao material, para melhorar ainda mais a eficiência”, completou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular