16.3 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrProfessores e coordenadoras pedagógicas recebem formação sobre o método Abacada Data de...

Professores e coordenadoras pedagógicas recebem formação sobre o método Abacada Data de publicação: 07/03/2024

Professores especialistas em Educação Especial da rede municipal de ensino que atendem estudantes com deficiências e transtornos no contraturno escolar nas Salas de Recursos Multifuncionais tiveram nesta quarta-feira, 6, uma formação sobre como trabalhar com a matemática. A formadora, Claudia Mara da Silva, é a idealizadora do método Abacada.

A formação ocorreu durante todo o dia, no auditório do Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE), e reuniu cerca de 60 pessoas entre professores e coordenadores pedagógicos das unidades educacionais.

O município aderiu ao método e inclusive já foi adquirido todo o material de trabalho. “Por isso, a professora Cláudia Mara veio a Umuarama (ela é de Curitiba) orientar os professores sobre as práticas do ‘Abacada’ na matemática, subsidiando-os para aproveitarem bem o material e melhorar o aprendizado”, disse a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

A professora Ângela Pinto Tavares Baccarin, que coordena a Educação Especial na Secretaria de Educação do município, ao lado da professora Franciele Dada de Oliveira, explicou que a formação contempla também os coordenadores pedagógicos. “O desenvolvimento desses alunos é um trabalho que envolve a todos, por isso é importante esse aprendizado para os educadores, tendo em vista os resultados obtidos quando o método é bem aplicado”, disse.

A metodologia de ensino é considerada revolucionária e tem como objetivo ensinar as crianças com deficiência/transtorno de uma forma divertida e eficaz. Cláudia Mara cita que o ‘Abacada’ tem dado ótimos resultados na alfabetização de pessoas com deficiência intelectual, autismo, síndrome de Down e outras dificuldades de aprendizagem.

Baseado na neurociência e na psicopedagogia, o método visa desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos, abrindo um mundo de possibilidades, por isso tem conquistado a admiração de muitos educadores e famílias, além de receber apoio e reconhecimento de instituições dedicadas à educação especial.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular