16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrSecretário da Agricultura visita Roberto Silveira e confirma pavimentação de estrada

Secretário da Agricultura visita Roberto Silveira e confirma pavimentação de estrada

Um dos maiores confinamentos de gado do Paraná, no distrito de Roberto Silveira, em Umuarama, foi visitado pelos secretários de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, e do Turismo, Márcio Nunes, na tarde de quinta-feira, 7. Eles foram levados pelo prefeito Celso Pozzobom, que os recebeu na cidade por ocasião da abertura da Expo Umuarama 2024. O prefeito de Xambrê, Décio Jardim, acompanhou a visita.

Na fazenda, a comitiva foi recepcionada pelos proprietários Alessandro Silva e Jeremias da Silva Júnior, que integram o Frigorífico Astra, com base em Cruzeiro do Oeste. “Conhecemos as instalações deste confinamento de grande porte, onde o gado é ‘finalizado’ para o abate. Este é um dos empreendimentos responsáveis por Umuarama ser hoje o maior produtor de boi gordo de todo o Paraná”, disse Pozzobom.

Na visita, o prefeito e o secretário da Agricultura e Abastecimento confirmaram a pavimentação de duas estradas rurais dos municípios de Umuarama e Xambrê, que garantirão acesso por via asfaltada até Roberto Silveira, com recursos do governo o Estado.

A obra está autorizada e os recursos garantidos pela Seab. Agora é finalizar o projeto e seguir para a licitação”, reforçou o secretário Ortigara, destacando a atenção especial que o governo do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, tem pela região de Umuarama.

Serão investidos cerca de R$ 14,5 milhões na pavimentação de trechos das estradas João Baraniuk e Fumaça, totalizando 11,5 quilômetros de asfalto ligando Roberto Silveira a Xambrê, que se liga a Umuarama pela PR-489. A obra vai levar qualidade de vida à população do distrito, com mais segurança e conforto no deslocamento à cidade, favorecer as propriedades rurais e a produção agropecuária local.

Só este confinamento mantém em média 10 mil cabeças de gado de engorda, gerando vários empregos e divisas para Umuarama. Isso exige uma movimentação constante de caminhões, que hoje enfrentam estradas de leito natural, sujeitas às variações climáticas. “O asfalto vai atender muito produtores rurais, beneficiar o transporte escolar e facilitar o acesso da população do distrito ao comércio e aos serviços públicos na cidade”, completou Pozzobom.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular