16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrAssociação dos feirantes elege diretoria e prefeito anuncia novidades para o setor

Associação dos feirantes elege diretoria e prefeito anuncia novidades para o setor

A Associação Profissional do Comércio Varejista dos Feirantes de Umuarama (Aprofeuma) elegeu sua nova diretoria em assembleia na manhã desta segunda-feira, 11, no anfiteatro da Prefeitura, reconduzindo ao cargo o atual presidente, o agricultor José Carlos Konio Shimizu, tendo como vice Aparecido Inácio de Andrade. Completam a chapa, eleita por aclamação, Elza Nakano (secretária-geral), Thiago Sakane e José Gomes (diretores-secretários) e Eduardo Carneiro (Tesoureiro), além dos novos integrantes do conselho fiscal.

Reeleito, Carlos Shimizu agradeceu o voto de confiança dos feirantes, destacou o trabalho já realizado pela valorização da categoria e disse contar com o apoio do município para mais avanços. Além da eleição, a assembleia tratou de outro tema importante que é a unificação das duas associações dos feirantes – além da Aprofeuma, outra entidade representa o pessoal da feira do produtor, realizada às quartas-feiras, atrás do Estádio Lúcio Pipino.

O prefeito Celso Pozzobom, convidado a prestigiar a assembleia, parabenizou a nova diretoria e manifestou seu apoio à ideia da unificação, “que vai fortalecer a categoria e facilitar a organização e o contato com os órgãos públicos”. Citou que o município trabalha de forma constante por melhorias para os feirantes e clientes e citou mudanças que estão em planejamento, “desde que tenhamos a aprovação da categoria”, ressaltou.

Entre as melhorias, o prefeito lembrou a instalação de internet vai WiFi nas feiras, já em andamento, a cobertura da feira de terça-feira no Lago Aratimbó, que já conta com recursos assegurados e está em fase de projeto, a ampliação do espaço da feira de quarta, que vai dobrar de tamanho e ganhar um espaço mais amplo para a praça de alimentação – podendo, inclusive, funcionar nos finais de semana, caso haja interesse dos feirantes.

Citou a criação de um espaço para os produtores que comercializam alimentos de origem animal na feira de domingo e propôs a mudança de local da feira de sexta, que acontece na avenida Padre José Germano Neto Jr. e poderá mudar para a Praça Oscar Thompson, nas imediações do Hospital Cemil.

“A feira bloqueia o trânsito numa vida muito movimentada e não tem mais espaço para crescer. No novo local teríamos mais espaço, segurança e conforto para feirantes e clientes, mas, claro, se houver a aprovação da classe”, completou. “Nossa população está crescendo e a feira precisa acompanhar, porque faz parte da nossa cultura”, justificou.

A reunião teve ainda a presença do gerente regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Roberto Machado, e de sua equipe, esclarecimentos da Secretaria Municipal de Agricultura quanto à padronização higiênico-sanitária e o selo Susaf/PR, que permitirá aos agricultores familiares venderem seus produtos em todo o Estado – caso estejam regularizados e inspecionados –, também sobre a atualização do decreto de regulamentação das feiras, e a Vigilância Sanitária orientou os feirantes quanto à fiscalização e a importância da qualidade e segurança dos alimentos, destacando a proibição do comércio de animais vivos e da exigência de abatedouros regularizados.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular