16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrAssistência Social e Controladoria reúnem representantes de entidades para orientações

Assistência Social e Controladoria reúnem representantes de entidades para orientações

Um encontro promovido em conjunto entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a equipe de Controladoria Interna da Prefeitura, na última terça-feira, 12, levou importantes orientações sobre prestação de contas e utilização de recursos de emendas impositivas para representantes de entidades conveniadas ao município.

A reunião foi aberta pela secretária da Assistência Social, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, que agradeceu a presença de todos e expôs os itens da pauta. Convidado a participar, o prefeito Celso Pozzobom aproveitou para fazer um balaço das ações e investimentos realizados no setor, em sua gestão.

“Aumentamos os investimentos na área social de pouco mais de R$ 3,5 milhões para R$ 8,5 milhões nos últimos anos, melhorando a infraestrutura e os repasses às entidades conveniadas, que hoje atendem mais de 1.300 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Pozzobom parabenizou as instituições pelo importante trabalho prestado ao município, que com a estrutura atual não teria condições de oferecer um atendimento de qualidade a esse público. “Precisaríamos investir muito mais em estrutura, servidores e equipamentos para assumir esse serviço, mas felizmente temos entidades ativas e especializadas nesse atendimento que prestam um grande trabalho e devem ser valorizadas”, acrescentou.

O prefeito orientou os representantes das instituições a se adequarem para receber os recursos de emendas impositivas, que permitem incrementos estruturais além dos repasses mensais do município, destinados à manutenção. “As entidades têm peso quando pedem o apoio da sociedade, dos representantes políticos (deputados, vereadores e governo) e precisam estar aptas para o uso desses recursos, bem como manter a prestação de contas em dia”, orientou.

Sugeriu que as entidades intensifiquem a divulgação da Nota Paraná, que permite a destinação de parte do ICMS do Estado por meio da doação de notas fiscais, e colocou o município à disposição para auxiliar com o trabalho de estagiários nas portas de supermercados e no comércio em geral. Por fim, pediu o engajamento dos representantes na campanha Fica Leão, que também possibilita a destinação de recursos do imposto de renda de pessoa física e jurídica para os fundos que atendem às entidades, no momento da declaração do IR.

A secretária da Assistência Social informou que os convênios entre o município e as entidades, que vencem no meio do ano, serão aditivados por mais 12 meses e serão corrigidos conforme a variação da inflação e o aumento comprovado da prestação de serviços, em decorrência da demanda. “Agradecemos a todos pelo trabalho e dedicação às causas sociais e contamos com a continuidade desses serviços por parte das 17 entidades conveniadas ao município, que fazem a diferença na vida da população menos favorecida”, completou Dayanne Demozzi.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular