16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrConselho da pessoa com deficiência empossa conselheiros para gestão 2024-2026

Conselho da pessoa com deficiência empossa conselheiros para gestão 2024-2026

Em assembleia na manhã desta terça-feira, 19, na Secretaria-Executiva dos Conselhos, foram empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Umuarama, que nos próximos dois anos servirão a sociedade na formulação das políticas públicas e no acompanhamento, avaliação e fiscalização de serviços, programas, projetos e benefícios voltados ao segmento, bem como da gestão dos recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O conselho é um colegiado de caráter permanente, deliberativo e fiscalizador das ações voltadas à promoção, defesa e garantia de direitos, que atua para assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais, vinculado ao órgão gestor da Política Municipal da Assistência Social. É constituído por oito representantes do governo municipal e oito da sociedade civil, totalizando 16 membros titulares e respectivos suplentes.

A posse da nova gestão, que atuará no biênio 2024/2026, teve a presença do prefeito Celso Pozzobom, da secretária da Assistência Social, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, e da assistente social que representou o Ministério Público do Paraná, Naraiana Inez Nora, além da presidente do conselho que encerrou o mandato na ocasião, Elidiamara Simões Nunes.

Naraiana Nora destacou o papel social e a função exemplar desempenhada pelos conselheiros, um exercício da cidadania importante para melhorar as condições de vida e garantir os direitos deste segmento da sociedade. Elidiamara passou aos novos conselheiros a missão de contribuir para a construção da política municipal da pessoa com deficiência e o compromisso de participar das reuniões periódicas.

A secretária Dayanne Demozzi (vice-presidente na diretoria que encerrou o mandato) se colocou à disposição para contribuir como pessoa, como assistente social e na sua função pública para o trabalho dos conselheiros. “São 10 anos de atividade do conselho e um importante trabalho realizado na construção de políticas públicas e o município precisa do trabalho dos conselheiros para atender bem à pessoa com deficiência”, destacou.

O trabalho dos conselheiros também foi valorizado pelo prefeito Celso Pozzobom, pois, além de ajudar a formular as políticas públicas eles atuam para que elas sejam cumpridas. Lembrou a rota de acessibilidade em implantação no município, que espera concluir ainda este ano, e do aumento dos recursos destinados às 32 entidades assistenciais do município – que em sua gestão saltaram de R$ 3,7 milhões ao assumir em 2017 para mais de R$ 9,5 milhões atualmente.

Avançamos bastante, mas ainda temos muito por fazer e existe uma resistência dos mais antigos em quebrar barreiras para as pessoas com deficiência. Nivelar uma calçada e colocar a rampa (ou os degraus) dentro das lojas ainda é uma batalha em nossa cidade. Precisamos do trabalho voluntário dos conselheiros, do seu olhar atento e da fiscalização para garantir os direitos e qualidade de vida para os deficientes”, completou, agradecendo a gestão que estava terminando e desejando sucesso para os novos conselheiros.

O ato de posse seguiu com a entrega dos certificados aos conselheiros que exerceram a função durante no mandato 2022-2024, a leitura do referendo e da posse, homenagens e a mensagem final do prefeito, de que o CMDPD seja um espaço de diálogo, respeito e ação, sempre em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Finalizando o ato foi eleita a nova diretoria executiva do conselho, que será presidida pelo representante governamental José Carlos de Cia, tendo como vice-presidente José Roberto Franco, representante da sociedade civil/ pessoa com deficiência.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular