16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrProjeto Musicalização nos Bairros incentiva arte e desperta talentos de todas as...

Projeto Musicalização nos Bairros incentiva arte e desperta talentos de todas as idades

Um projeto da Fundação Cultural de Umuarama tem proporcionado a descoberta de talentos musicais em quase todas as regiões da cidade, além de ocupar de forma sadia o tempo livre de crianças, jovens e adultos e estimular o desenvolvimento artístico e cultural. O comunicador e músico Sandro Luiz Dutra de Souza coordena o Projeto Musicalização nos Bairros, que conta hoje com quase 100 alunos de idades que variam de 10 a 82 anos.

Essa diferença de faixas etárias mostra como o projeto – que foi lançado na segunda gestão do prefeito Celso Pozzobom, em 2021 – é abrangente e contempla todos os interessados. “O talento não tem idade e todos temos capacidade de aprender uma habilidade nova. Às vezes um dom musical fica guardado por muito tempo e o projeto permite que muitos sejam despertados”, afirmou o professor Sandro Luiz.

O projeto tem turmas com aulas semanais nos bairros Parque Jabuticabeiras, Conjunto Guarani, Praça Sete de Setembro, Parque Dom Pedro, Conjunto Habitacional Sonho Meu, Parque San Remo, Parque Industrial, Jardim Belvedere, Parque Bonfim, Alto São Francisco e Jardim Sol Nascente. Em alguns desses locais há dois turnos de aula (manhã e tarde) devido à demanda de alunos – hoje são 99 ativos em todas as turmas. Como as turmas já estão adiantadas nos estudos, o projeto não está mais recebendo novos alunos.

A primeira-dama Maria Dulce Barreiros Pozzobom prestigiou pessoalmente uma aula do projeto de musicalização da Fundação Cultural, na última semana no salão comunitário do Parque Bonfim. Ela levou uma mensagem de incentivo aos alunos, parabenizou a todos pela vontade de aprender, pelo comparecimento às aulas e destacou a importância da cultura e da arte na formação do cidadão, sem falar nos momentos de lazer, diversão e alegria que a música proporciona ao longo da vida.

“Para nós foi uma honra receber a visita da dona Dulce Pozzobom. A turma ficou animada e orgulhosa de ter o apoio e a admiração da nossa primeira-dama, uma grande incentivadora dos projetos artísticos e culturais do município que sempre se faz presente”, agradeceu Sandro Luiz.

Neste ano a população terá mais oportunidades para conhecer os talentos do projeto. O professor selecionou os alunos que mais se destacam no aprendizado para formar um grupo que fará diversas apresentações abertas ao público em geral. A primeira já aconteceu, durante o sarau da Fundação Cultural realizado no último sábado, 23, no pátio do Centro Cultural Vera Schubert.

“Foi um sucesso. Familiares, amigos e o público elogiaram a apresentação dos alunos, divididos em dois grupos (base e solos). E vem muito mais por aí”, completou o músico e professor Sandro Luiz, agradecendo o apoio total do secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira, e o incentivo pessoal do prefeito Celso Pozzobom.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular