16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrFeirantes são convocados para reunião sobre o Serviço de Inspeção Municipal

Feirantes são convocados para reunião sobre o Serviço de Inspeção Municipal

Secretaria de Agricultura vai oferecer apoio para quem comercializa produtos de origem animal providenciar o registro

A Ouvidoria da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) recebeu denúncias a respeito de feirantes que comercializam produtos de origem animal sem ter o selo de controle de inspeção desses alimentos. O fato foi notificado à Secretaria Municipal de Agricultura, que iniciou imediatamente a comunicação a esses produtores: todos receberam um ofício convidando para uma reunião, agendada para as 8h30 do dia 15 de abril, no Anfiteatro Haruyo Setogutte.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, conta que um encontro já havia sido realizado no dia 11 de março, com a presença de representantes da Vigilância Sanitária, da Adapar e da administração municipal, porém a adesão foi baixa. “Nos colocamos à disposição para ajudar no providenciamento do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para feirantes que comercializem produtos de carne e derivados (frango, porco, linguiça, banha, embutidos etc.), leite e derivados (leite, queijo, requeijão, doce de leite etc.), pescados, ovos, mel e própolis. Esperamos que agora haja maior participação”, observou.

Ele indica que, além do SIM, na reunião serão abordados outros temas de interesse dos comerciantes, inclusive sobre a implantação do Regimento de Feiras Livres de Umuarama, incentivos que a Prefeitura tem para feirantes e agroindústrias, visando adequações às normas federais, estaduais e municipais. “O objetivo do prefeito Celso Pozzobom é garantir mais qualidade e segurança nos alimentos comercializados nas feiras livres existentes em Umuarama. E nossa equipe de profissionais está preparada para oferecer todo o apoio técnico aos comerciantes”, afirma.

Sucupira acrescenta que será um projeto a médio prazo, por meio de orientação, capacitação e subsídios aos produtores e às agroindústrias por meio da Lei Promapp (Programa Municipal de Incentivo às Agroindústrias de Pequeno Porte do Município de Umuarama). “Quem precisar de mais informações basta ligar para o telefone (44) 3621-4141 e falar com a médica veterinária Rafaela Rosa Maiochi”, finaliza.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular