16.5 C
Umuarama
domingo, abril 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrProfissionais da Secretaria de Agricultura vão a Pérola conhecer projetos de fruticultura

Profissionais da Secretaria de Agricultura vão a Pérola conhecer projetos de fruticultura

Município é uma das maiores referências na cultura, beneficiamento, comercialização e exportação de frutas

Equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura fizeram uma visita técnica a Pérola, município que é referência no desenvolvimento de projetos de fruticultura – especialmente a acerola. Eles foram recepcionados pelo presidente da Frutipérola (Associação Perolense de Fruticultores), Edson Pinguello, e pelo secretário de Agricultura Luciano William Lazarin e tiveram a oportunidade de conhecer vários processos para fomentar o setor em Umuarama.

O engenheiro agrônomo Fábio César Pereira Souza comenta que a Frutipérola é uma instituição independente, que recebe, beneficia e comercializa a polpa da acerola. “Ali são produzidas mais de 500 toneladas por mês, para dezenas de estados brasileiros e também para outros países. São mais de 25 anos de experiência no ofício e tudo começou de um sonho que, com muito esforço dos cooperados, transformou a associação em uma das mais importantes não só do Paraná como do Brasil”, relatou.

A auxiliar de Inspeção Gabriela Giovana Zampar indicou ainda a importância da contribuição da Frutipérola para o desenvolvimento econômico e social de Pérola. “Recebemos orientações importantes sobre todo o processo que envolve esse setor da fruticultura desenvolvida em pérola. Só com a produção de acerola o município já consegue destacar-se, fora as outras variedades de frutas que são produzidas ali. Seguramente trouxemos experiências importantes para podermos replicar em Umuarama”, adicionou.

Já a médica veterinária Rafaela Rosa Maiochi mencionou que, referente à comercialização, as associações vendem sua produção para o mercado interno, possuindo certificação de produtos orgânicos para a venda no mercado europeu e norte-americano. “No caso da acerola processada na Frutipérola, aprendemos que quando se investe em tecnologia de ponta, oferecendo apoio total – com capacitação dos produtores, insumos e ferramentas necessárias –, é possível transformar a realidade de vida dos agricultores familiares”, pontuou.

O prefeito Celso Pozzobom acrescenta que a administração municipal vem investindo no desenvolvimento da fruticultura já há alguns anos. “Seguramente é uma das mais importantes formas de incrementar a renda das famílias de pequenos agricultores de uma cidade. E foi pensando em investir nos pequenos produtores rurais que criamos projetos para a produção de variedades frutíferas, como mamão formosa, banana, acerola e maracujá, entre outras. E temos muito mais a oferecer para esses pequenos produtores rurais”, afirma.

Waltinho Sucupira, secretário de Meio Ambiente e que acompanha ações da administração municipal no incremento da fruticultura, esclarece que o município investiu na aquisição de sementes de alto padrão e já cultivou milhares de mudas de frutíferas. “As pequenas propriedades oferecem boas condições de manejo e dão resultados satisfatórios. Auxiliamos os produtores com a mecanização e preparação da terra, aplicação de calcário, fosfatagem e também com as sementes ou mudas. Eles irrigam e cuidam do manejo, que também é fundamental para o sucesso do cultivo”, analisa, indicando que os interessados em investir em fruticultura podem procurar a prefeitura, em horário comercial, ou ligar para (44) 3621-4141.

 

 Ver fotos no Flickr

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular