14.5 C
Umuarama
segunda-feira, maio 27, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrPequenos produtores de leite recebem incentivo para fortalecimento da atividade na cidade

Pequenos produtores de leite recebem incentivo para fortalecimento da atividade na cidade

Secretaria Municipal de Agricultura distribui nitrogênio para inseminação artificial, adubo, sêmen bovino e oferece assistência técnica

Pequenos produtores de leite que participam do Programa Municipal de Inseminação Artificial em Umuarama receberam carga de nitrogênio líquido para seus botijões, utilizados no armazenamento de sêmen bovino. Em reunião esta semana com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, eles também foram recadastrados para que possam ser beneficiados em novos programas.

Além do Pró-Leite e PIA (Programa de Inseminação Artificial), agricultores familiares também têm a possibilidade de receber resfriadores no sistema de cessão de direito de uso, receber adubo para o cultivo de alimentos para os animais, horas-máquina para organização de suas propriedades rurais e assistência técnica de profissionais capacitados para atuarem na área. “Também distribuímos o nitrogênio líquido para criopreservação do sêmen usado para inseminação quando as vacas entram no cio. A qualidade do plantel bovino é garantia da manutenção da produção de leite de Umuarama”, observou Waltinho Sucupira, veterinário e secretário municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal.

A recarga dos botijões com nitrogênio líquido é uma necessidade dos produtores e precisa ser feita periodicamente, para não interromper o processo. “Além da garantia do abastecimento de nitrogênio, queremos ajudar os produtores a melhorar a qualidade do rebanho, o que refletirá no aumento da produção leiteira, com resultados no curto, médio e longo prazo. Esse incentivo ao desenvolvimento da bovinocultura de leite é tratado com muita atenção, pois essa é uma das principais atividades econômicas do município, que também é destaque na produção de carne bovina”, observa o prefeito Celso Pozzobom.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular