Prefeitura de Umuarama implantou, por meio do Departamento de Tecnologia de Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Administração, um sistema de controle eletrônico para o abastecimento de combustível da frota veicular do município, hoje composta por cerca de 450 automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e máquinas pesadas.
Para abastecer os veículos com gasolina e óleo diesel no posto de combustíveis do pátio do município, os condutores credenciados farão o registro digital no sistema informatizado utilizando um dispositivo portátil (TAG) individualizado – ou seja, cada veículo terá um exclusivo, semelhante a um chaveiro.
“A implantação desse TAG tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, o controle de custos, a segurança e a responsabilidade. Essa tecnologia ajudará a realizar o devido monitoramento, com mais controle, e permitirá elaborar relatórios gerenciais precisos e efetivos”, disse o controlador interno do município, Daniel Dutra de Souza.
O prefeito Celso Pozzobom, o controlador e o chefe da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do DTI, Henrique José Stedile, visitaram o posto de abastecimento do pátio nesta quinta-feira, 4.
“Vim abastecer o carro do Gabinete e ver como funciona o dispositivo. Sempre tivemos um cuidado especial com o controle de abastecimento, a fim de monitorar o consumo e garantir o bom uso dos recursos públicos. Esse sistema vem para reforçar esse controle”, destacou o prefeito. “O controle é muito necessário, considerando que a Prefeitura consome mais de 50 mil litros de combustível por mês”, acrescentou.
Por meio de licitação, o município contratou essa solução de automação do posto de combustíveis interno da Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários, para gestão dos abastecimentos da frota de veículos e máquinas dos órgãos da administração direta e indireta.
O valor homologado com a empresa SmartFrota Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador, de Curitiba, foi de R$ 42.480,00. O prazo de vigência do serviço é de 12 meses, podendo ser prorrogado sucessivamente de acordo com o interesse do município. Com mais de 200 veículos movido a diesel, a prefeitura consome em média 43 mil litros do combustível. Já os cerca de 220 veículos a gasolina, flex e etanol consomem cerca de 9,5 mil litros por mês.
Conforme o contrato, o sistema constitui-se da locação/comodato de equipamentos, hardwares, periféricos, cabeamentos e materiais complementares para automação, serviços de implantação, treinamento e licença de uso de software na modalidade SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço).