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sábado, julho 27, 2024
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Prefeitura informatiza controle de abastecimento dos veículos da frota do município

 Prefeitura de Umuarama implantou, por meio do Departamento de Tecnologia de Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Administração, um sistema de controle eletrônico para o abastecimento de combustível da frota veicular do município, hoje composta por cerca de 450 automóveis, utilitários, caminhões, ônibus e máquinas pesadas.

Para abastecer os veículos com gasolina e óleo diesel no posto de combustíveis do pátio do município, os condutores credenciados farão o registro digital no sistema informatizado utilizando um dispositivo portátil (TAG) individualizado – ou seja, cada veículo terá um exclusivo, semelhante a um chaveiro.

“A implantação desse TAG tem como objetivo aumentar a eficiência operacional, o controle de custos, a segurança e a responsabilidade. Essa tecnologia ajudará a realizar o devido monitoramento, com mais controle, e permitirá elaborar relatórios gerenciais precisos e efetivos”, disse o controlador interno do município, Daniel Dutra de Souza.

O prefeito Celso Pozzobom, o controlador e o chefe da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do DTI, Henrique José Stedile, visitaram o posto de abastecimento do pátio nesta quinta-feira, 4.

“Vim abastecer o carro do Gabinete e ver como funciona o dispositivo. Sempre tivemos um cuidado especial com o controle de abastecimento, a fim de monitorar o consumo e garantir o bom uso dos recursos públicos. Esse sistema vem para reforçar esse controle”, destacou o prefeito. “O controle é muito necessário, considerando que a Prefeitura consome mais de 50 mil litros de combustível por mês”, acrescentou.

Por meio de licitação, o município contratou essa solução de automação do posto de combustíveis interno da Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários, para gestão dos abastecimentos da frota de veículos e máquinas dos órgãos da administração direta e indireta.

O valor homologado com a empresa SmartFrota Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador, de Curitiba, foi de R$ 42.480,00. O prazo de vigência do serviço é de 12 meses, podendo ser prorrogado sucessivamente de acordo com o interesse do município. Com mais de 200 veículos movido a diesel, a prefeitura consome em média 43 mil litros do combustível. Já os cerca de 220 veículos a gasolina, flex e etanol consomem cerca de 9,5 mil litros por mês.

Conforme o contrato, o sistema constitui-se da locação/comodato de equipamentos, hardwares, periféricos, cabeamentos e materiais complementares para automação, serviços de implantação, treinamento e licença de uso de software na modalidade SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço).

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