14.5 C
Umuarama
segunda-feira, maio 27, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama Pr‘Abril Verde’ conscientiza empregadores e empregados sobre segurança no trabalho

‘Abril Verde’ conscientiza empregadores e empregados sobre segurança no trabalho

Alertar sobre os riscos de acidentes de trabalho e do desenvolvimento de doenças ocupacionais, cada vez mais presentes na vida dos trabalhadores, bem como divulgar as formas de prevenção, são os objetivos do movimento Abril Verde, que inspira uma série de atividades com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

O movimento é mundial e foi lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória das vítimas de um acidente ocorrido em 1969, em uma mina na Virgínia Ocidental (EUA). Em 28 de abril daquele ano, uma explosão matou 78 mineiros na pequena cidade de Farmington, originando um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.

Em Umuarama, a lei municipal 4.524/2022 incluiu o Abril Verde no calendário oficial de eventos do município. A cidade tornou-se também a terceira do Paraná a criar um setor específico dentro da Vigilância em Saúde para promover ações e vistorias em estabelecimentos públicos e privados.

De acordo com a enfermeira Celma Azevedo Leite, que coordena a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), o município realiza ações educativas, treinamentos e capacitações na área. Em 2023 a equipe recebeu 721 notificações relacionadas a acidentes de trabalho, envolvendo setores de construção civil, indústria moveleira e acidentes de trajeto, entre outros.

“As partes mais afetadas nos trabalhadores são geralmente as mãos. Infelizmente tivemos sete mortes relacionadas a acidentes de trabalho no ano passado. Por isso estamos intensificando as fiscalizações e campanhas orientativas”, informou Celma Leite.

Por isso, a equipe da Visat se une a outros setores para promover o Abril Verde junto à rede de atenção à saúde. No próximo dia 25 acontecerá um seminário com o tema “Saúde mental e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”, promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist).

No dia 30 a Visat dará apoio ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do município para o Abril Verde, que proporcionará aos servidores uma peça teatral e uma palestra no Centro Cultural.

Nos últimos dias a equipe está visitando estabelecimentos da área de saúde para divulgar a campanha, promover discussões sobre segurança no ambiente de trabalho e ações para reduzir os acidentes laborais. “O objetivo maior é a conscientização. Vamos às empresas, realizamos vistorias e durante as inspeções fazemos as orientações. Toda a equipe da saúde está engajada no momento”, completou Celma Leite.

Para marcar a data, a torre da caixa d’água da Secretaria Municipal de Saúde será iluminada com a cor verde, sinalizando a adesão do município ao movimento mundial que alerta para a saúde do trabalhador.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular