20.1 C
Umuarama
sábado, julho 27, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrQualificação orienta profissionais de toda a região que atuam com esporte para...

Qualificação orienta profissionais de toda a região que atuam com esporte para idosos

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer recebeu na manhã desta sexta-feira, 19, uma oficina de qualificação regional para profissionais da área de educação física, acadêmicos e estagiários com foco na preparação para os Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs 2024), que serão disputados em novembro, nas cidades litorâneas de Guaratuba e Pontal do Paraná. Umuarama participará da competição pelo terceiro ano seguido, com uma delegação de 50 idosos atletas.

A formação foi oferecida pelo Escritório Regional do Esporte, que compreende 30 municípios do Noroeste do Paraná, sob a coordenação do professor Adalberto Carlos Rigobello. Os instrutores foram os professores Jackson Douglas Almeida e Muriel Dutra Tonin.

O evento teve o apoio do secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Gasparetto (o Gaspar), e da representante do Conselho Regional de Educação Física (CREF9/PR), professora Sílvia Sucupira, e a participação de profissionais de municípios de toda a microrregião.

A 17ª edição dos JIIDOs, realizada em 2023, reuniu mais de 2 mil atletas organizados em 692 times, que competiram em dez diferentes modalidades esportivas – basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro, tênis de mesa, dominó, dama e xadrez relâmpago.

“Neste ano estamos nos preparando para participar em todos estes esportes, treinando nossas equipes e disseminando o caráter de integração dos jogos, que está acima da competição”, disse o secretário Gaspar.

De acordo com os instrutores, o evento vai além de uma simples competição esportiva, pois reúne atletas da terceira idade (acima dos 60 anos) de dezenas de municípios paranaenses para celebrar a vida e promover a integração social.

Os jogos mostram a dedicação do Estado em promover atividades para todas as idades e destacam que a inclusão do idoso no esporte proporciona qualidade de vida e integração, cada um com sua história de vida e muita vitalidade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular