14.5 C
Umuarama
segunda-feira, maio 27, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrPrefeitura agiliza obras de ampliação do cemitério municipal

Prefeitura agiliza obras de ampliação do cemitério municipal

Projeto prevê construção de mais 1,6 mil gavetas; investimento deve atender à demanda por, pelo menos, oito anos

A diretoria da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf) está concentrada na continuação das obras de ampliação do cemitério municipal. A ordem é agilizar os trabalhos para que tudo fique pronto até o próximo Dia de Finados, 2 de novembro.

 

Muro e galeria pluvial estão prontos, assim como a rua principal, que já está estruturada para receber a pavimentação asfáltica [870 metros]; serão 9,6 mil m² de expansão, que irão se somar aos 107,8 mil m² de área existente. “A partir disso, teremos um cemitério com um total de 117,4 m²”, informa o diretor-presidente da Acesf, Alexandre Gobbo Maroto.

Nessa parte nova, que fica ao lado do atual cemitério, nos fundos do Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, o projeto prevê a construção de mil jazigos e um ‘gavetário’ vertical com 600 gavetas, mais um ossário. “É uma obra importante e urgente”, atenta Maroto. “Temos que investir, já pensando no futuro”.

Segundo ele, ainda há muito por fazer, como o plantio de árvores [nas laterais da rua serão plantadas árvores samambaia, espécie valorizada por sua beleza ornamental] e a instalação de postes para a execução do projeto de iluminação, além do asfalto. “Trabalhamos para que o cemitério fique maior, mas também mais bonito”, garante o diretor-presidente.

Para ele, a obra é prioritária, pois o cemitério municipal de Umuarama encontra-se com capacidade máxima de lotação. “Com esta ampliação, atenderemos a demanda a contento por pelo menos uns oito anos”, afirma, informando que o cemitério de Umuarama conta hoje com cerca de 15 mil túmulos, muitas deles com duas ou mais pessoas sepultadas, além de ‘gavetário’ vertical com 480 gavetas. O município registra cerca de cem óbitos por mês.

REVERSÃO DE CONCESSÃO

No momento, a Acesf também está empenhada nos processos de revogação de sepulturas em situação de abandono. A previsão é a retomada de vários túmulos. “Estamos fazendo tudo em conformidade com a lei”, garante o diretor financeiro da Acesf, Gilvan Luz da Silva. “O processo é lento e delicado, mas necessário, já que muitos túmulos estão em ruínas”, esclarece.

“A primeira providência é notificar os responsáveis [quando encontrados] para regularizar a situação; caso isso não aconteça, providenciaremos a transferência dos restos mortais para o ossário coletivo e liberamos o túmulo para nova concessão”, explica.

A lei concede um prazo legal de 90 dias para a devida regularização a partir da publicação do edital de convocação e notificação no Diário Oficial do Município. Os procedimentos são realizados conforme a lei e tudo é documentado. Quando comprovado o abandono, a família perde o direito à concessão do lote.

 

Cuidados especiais para o Dia das Mães

Como já é tradição, no Dia das Mães o cemitério municipal de Umuarama recebe muita gente para homenagear aquelas que se foram, mas sempre são lembradas com muito carinho pela maioria das pessoas.

Por valorizar esses momentos, a diretoria da Acesf realizou uma série de cuidados, como limpeza especial, pintura de meio-fio, roçagem da grama, poda das árvores. Tudo para deixar o ambiente mais agradável.

No domingo, 12, o horário de visitação será das 7h às 18h30.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular