30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrCampanha ‘Faça Bonito’ estimula ações para o combate ao abuso sexual de...

Campanha ‘Faça Bonito’ estimula ações para o combate ao abuso sexual de crianças

Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que inspirou a campanha Maio Laranja, várias foram realizadas em Umuarama pela Secretaria Municipal de Assistência Social e entidades parceiras em enfrentamento a esse tipo de violência.

Com o título “Faça Bonito: Proteja nossas crianças”, as ações começaram no último dia 2, com a exibição da peça teatral “Vim ver Maria” para crianças e adolescentes. Foram quatro apresentações nos dias 2 e 3, de manhã e à tarde, para os alunos do 5º ano da rede municipal, além de crianças e adolescentes atendidos por entidades socioassistenciais e colégios particulares.

Nesta semana, na última segunda-feira, 13, aconteceu a tradicional caminhada “Faça Bonito” com saída no campus-sede da Universidade Paranaense (Unipar) e trajeto até a Praça Miguel Rossafa, sob a coordenação de alunos e professores do curso de Psicologia da instituição. Na praça houve depoimentos e manifestações em apoio da causa, contra a violência infantil.

Na quarta-feira, 15, foi realizada uma palestra na UniAlfa Faculdade com a juíza de Direito da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Umuarama, Maristela Aparecida Siqueira D’Aviz, direcionada aos acadêmicos de Direito, Psicologia e Pedagogia, além dos técnicos da rede socioassistencial de Umuarama, diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal.

A juíza Maristela D’Aviz abordou a ‘revitimização’ de crianças e adolescentes – que por vezes precisam repetir o relato da violência sofrida, revivendo as sensações –, traçou uma linha do tempo sobre como as questões eram tratadas no passado e como funciona hoje o sistema de apoio e também esclareceu os participantes sobre os fluxos de atendimento e proteção.

Na véspera da data, que neste ano será este sábado, 18, as equipes dos vários setores da assistência social trabalharam com a camiseta oficial da campanha, em cor azul com os dizeres “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” em todas as unidades, chamando a atenção dos usuários e da população em geral para uma reflexão sobre o tema.

De acordo com a secretária Dayanne Paola Demozzi, essas ações são de extrema relevância para a prevenção do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e contam com total apoio do prefeito Celso Pozzobom.

“O objetivo da conscientização é destacar a importância enfrentarmos com todas as forças o abuso, a exploração sexual e a violência contra as crianças. A mobilização busca sensibilizar a sociedade para o compromisso de protegê-las, com foco especial na prevenção, antes que o mal aconteça”, reforçou a secretária da Assistência Social.

A campanha destaca também a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 –, serviço gratuito que funciona 24h, sete dias por semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e também os contatos do Conselho Tutelar para eventuais denúncias. Os telefones são (44) 3906-1032 e (44) 98402-9641.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular