30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrContadores conhecem atualização da plataforma GissOnline em treinamento na Prefeitura

Contadores conhecem atualização da plataforma GissOnline em treinamento na Prefeitura

Dezenas de profissionais da área contábil participaram de um treinamento nesta quinta-feira, 16, realizado pela Secretaria Municipal de Fazenda no anfiteatro da Prefeitura de Umuarama, voltado à utilização da plataforma GissOnline, um ambiente digital disponibilizado pelo município para o contribuinte declarar sua movimentação econômica, por meio da escrituração on-line.

O dispositivo recebeu importantes atualizações e a nova versão foi apresentada durante o treinamento, aplicado na parte da manhã com participação gratuita. Na saudação o secretário municipal de Fazenda, Marcos Navarro, agradeceu a presença de todos e explicou a importância da utilização correta da plataforma, bem como a preocupação do prefeito Celso Pozzobom com a eficiência e a qualidade das informações, que têm impacto na arrecadação de ICMS do município.

O treinamento teve duas exposições técnicas. O contador e analista de negócios Gerson Scatolon falou sobre a gestão de Valor Adicionado Fiscal (VAF) e informou que a Prefeitura implantará em breve o GDE, um sistema digital que realiza gestão inteligente do VAF para a administração, com auditorias, alertas e monitoramentos de todas as informações fiscais.

Lembrou que essas informações têm influência no percentual de participação da Prefeitura na distribuição da arrecadação estadual de ICMS, um dos pilares nas receitas municipais para custeio e investimentos da máquina pública. “A comercialização de produtos e a prestação de serviços precisam ser devidamente informadas e declaradas pelas empresas para incrementar o índice de participação do município no bolo do ICMS”, defendeu.

Já o analista de Implantação, Fabrício Martinez de Oliveira, apresentou as inovações da plataforma. “Hoje é um dia de treinamento para mostrarmos como será toda a abordagem do novo sistema, o passo a passo do cadastro e a nova forma de emitir notas, visando a uma melhor qualidade dos serviços prestados aos contribuintes”, destacou.

Fabrício explicou que a nova versão da GissOnline traz diversas atualizações, todas bem intuitivas e de fácil adaptação, e apontou como a mais importante delas o campo do cadastro, que tem a funcionalidade de vincular as informações das empresas. Ele apresentou a url da plataforma, que teve o acesso liberado após o treinamento. Explicou as principais mudanças, em relação à versão antiga, e esclareceu dúvidas dos participantes.

Dentre as principais características, a plataforma oferece ferramentas que permitem a emissão de nota fiscal sobre a prestação de serviços, principal fonte de arrecadação do ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – e se integra aos principais programas utilizados pelas empresas e escritórios de contabilidade, que agiliza o contato do Fisco Municipal com o contribuinte.

O treinamento teve presença de representantes do Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região (Sincouma), bem como de técnicos de grandes empresas instaladas na cidade (mercados, instituições de ensino, bancos e indústrias).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular