30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrPrefeitura lança programa que indica pontos de recebimento de resíduos

Prefeitura lança programa que indica pontos de recebimento de resíduos

Rota Ambiental apresenta mapa com rota e calendário de coleta de resíduos sólidos

Umuarama mais uma vez sai na frente e pode ser considerada uma das primeiras cidades brasileiras a disponibilizar ao cidadão o programa ‘Rota Ambiental’, que mostra o mapa completo do sistema de coleta de resíduos oferecido pela administração municipal. O serviço, criado e administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, começa a funcionar nesta quinta-feira (16) e pode ser acessado clicando no banner específico no site da prefeitura.

Por meio da Rota Ambiental, o morador pode selecionar o tipo de material que quer descartar e o programa indicará os pontos exatos onde há a coleta. Segundo o secretário Waltinho Sucupira, há as opções de descarte de baterias e pilhas, eletrônicos, lâmpadas, óleo de cozinha, coleta de pneus, coleta orgânica e coleta seletiva, além de apresentar o endereço de cooperativas de reciclagem e do aterro sanitário. “A consulta pode ser feita de forma muito simples e direta: basta clicar a opção de material que quer descartar que no mapa aparecem os marcadores coloridos, com o endereço”, conta.

Outro serviço prático oferecido no Rota Ambiental é o Calendário de Coleta de Resíduos Sólidos – coleta orgânica e coleta seletiva – indicando dias e horários em que os caminhões passam para recolher o lixo em mapa disponibilizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que é a secretaria que gerencia as coletas. “Neste caso, quando o cidadão quiser saber em que dias e horários o caminhão passa em seu bairro, basta selecionar ‘coleta orgânica’ ou ‘coleta seletiva’ e depois clicar no mapa em qual rua ele mora. As informações são disponibilizadas em segundos”, indica.

A diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, relata que o programa Rota Ambiental vem sendo preparado já há alguns meses e passou por vários ajustes, até ficar prático, funcional e de fácil entendimento do cidadão. “E o lançamento do Rota Ambiental chega em homenagem ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio. E gostaríamos de solicitar a empresas que quiserem ser voluntárias no recebimento de materiais, independentemente de qual for, que entrem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (44) 3621-4141, ramal 101”, recomenda.

ROTA AMBIENTAL – Clique aqui.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular