30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrVigilância realiza força-tarefa contra a dengue no Jabuticabeiras

Vigilância realiza força-tarefa contra a dengue no Jabuticabeiras

Foram vistoriados 892 imóveis e encontrados e eliminados 470 possíveis focos do mosquito

Após a divulgação do 3º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) realizado em Umuarama há uma semana, indicando que o bairro Parque das Jabuticabeiras registrava um Índice de Infestação Predial (IIP) de 12,5%, a Vigilância em Saúde Ambiental imediatamente programou uma ação especial, que foi realizada nesta sexta-feira (17) e contou com o trabalho de 60 agentes comunitários de endemias, em uma força-tarefa que vistoriou, orientou, fiscalizou e eliminou focos do mosquito Aedes aegypti.

A coordenadora da Vigilância Sanitária Ambiental, Taila Biaca Crivelaro, conta que 892 imóveis (comerciais e residenciais) foram vistoriados. “Foram detectados 470 possíveis focos do mosquito, que foram imediatamente eliminados. Oito focos foram confirmados no ato e também extintos. Nos deparamos com quintais inacreditavelmente sujos e situações que só podem ser classificados como injustificáveis: lixo de toda a ordem simplesmente jogados, com água acumulada”, lamenta.

A operação foi específica para visitas domiciliares e vistoria de depósitos em todo o perímetro do bairro, incluindo terrenos baldios, com inspeção de caixas d’água, calhas e detalhados, mas sem a realização de arrastão (quando a população pode dispensar materiais inservíveis, como móveis velhos). “O índice de 12,5 atingido no Parque das Jabuticabeiras é um número alarmante, já que a tabela de classificação de risco indica que inferior a 1% significa baixo risco; de 1% a 3,9%: médio risco, superior a 4%: alto risco. Ou seja, naquela localidade temos uma situação de mais de 200% acima do que pode ser considerado como alto risco para a dengue”, comenta.

Além do Jabuticabeiras, dois outros bairros foram classificados com ‘Alto Risco’: o Jardim São Cristóvão, com 6,7% e o Parque Danielle, com 6,3%. O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, disse que estuda a possibilidade de ações especiais também nessas localidades. “O Ambulatório de Dengue continua atendendo diariamente a centenas de pessoas que aparecem com sintomas da doença. O número de casos confirmados só aumenta. E a nossa luta é para que a população entenda que não estamos brincando: a dengue pode ser fatal”, alertou.

ÍNDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL – AEDES AEGYPTI – POR LOCALIDADE

BAIRRO/LOCAL

ÍNDICE (%)

Parque das Jabuticabeiras – Setor 1

12,5

Jardim São Cristóvão

6,7

Parque Danielle

6,3

Jardim Verde Vale

3,8

Escola Vinícius de Moraes (Jabuticabeiras – Setor 2)

3,8

Igreja São Paulo (Anchieta)

3,8

Casa da Amizade (Lar Rotary – Jardim dos Príncipes

3,3

Jardim Colorado (próximo Danielle)

3,2

Jardim Panorama

2,9

Jardim Vila Rica (próx. Harmonia Clube de Campo)

2,7

Parque Bonfim

1,9

Jardim Alto da Glória (próx. Parque Industrial)

1,9

Parque Belo Monte

1,8

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular