30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrTrabalho da Defesa Civil de Umuarama é apresentado em sessão da Câmara...

Trabalho da Defesa Civil de Umuarama é apresentado em sessão da Câmara de Vereadores

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Umuarama (Compdec) foi representada na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira, 13, para uma breve prestação de contas da atuação conjunta com o Corpo de Bombeiros e a sociedade civil na arrecadação e envio de donativos às famílias desabrigadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Ocupando a tribuna, o coordenador Joelson Simão Barbosa falou sobre a atuação da Defesa Civil, que existe desde 1997 em Umuarama e em 2017 ganhou uma sede própria ao lado da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), onde atua hoje de várias formas.

Lembrou que Umuarama precisa se preocupar com situações de alagamento, “mas por aqui a Defesa Civil trabalha com prevenção, minimizando riscos para não termos grandes prejuízos”, acrescentou. Recentemente foi assinado o Plano de Contingência do município, que mapeia todas as áreas de risco e orienta a atuação em caso de desastres, apontando estratégias para ação rápida e efetiva com os respectivos atores, em caso de inundações, deslizamentos de terras, enchentes, incêndios e outros sinistros.

“Até quedas de árvores que causem risco, apoio a vítimas, avaliação de danos em imóveis, educação e treinamento fazem parte das nossas ações”, apontou Joelson. Entre 2017 e 2023 a Defesa Civil registrou 486 pedidos de ações e emitiu 262 comunicações internas a secretarias municipais e 52 ofícios a autoridades, além de realizar quatro interdições de residências com remoção dos moradores.

Além de listar áreas de perigo, o plano de contingência tem registrado os nomes de pessoas e famílias que vivem em situação de risco. A Defesa Civil atende desmoronamentos, distribui lonas em caso de destelhamento, cestas básicas em caso de vulnerabilidade emergencial, monitora pontes e estradas – como a rodovia PR-323 que sofreu desmoronamento e chegou a ser interditada – e reforça o combate à dengue na escolha de estratégias e no trabalho de campo.

Auxilia ainda no combate a incêndios, isolamento de áreas e queda de árvores na fiação elétrica, realiza palestras e reuniões com parceiros e neste momento concentra esforços no socorro às famílias afetadas pelas cheias no estado gaúcho.

“A Defesa Civil está comprometida para agir em caso de chuva intensa em nossa cidade. As inundações ocorrem devido a bueiros galerias pluviais entupidas. Estamos atentos e somos atendidos sempre que pedimos providências”, emendou o coordenador, acrescentando que a população de Umuarama já doou 180 toneladas de alimentos, água, ração animal e roupas e calçados, que encheram 11 carretas destinadas ao Rio Grande do Sul.

Quem quiser ser voluntário pode se inscrever que receberá orientação da Defesa Civil. “A população deu uma grande mostra de solidariedade ao povo gaúcho nesta semana, quando dezenas de voluntários se uniram para organizar e carregar os caminhões com donativos. Nos colocamos à disposição para trabalhar pelo município e prestar socorro nos momentos de emergência”, encerrou.

 Ver fotos no Flickr

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular