30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrFundador da Umaflex é reconhecido postumamente como Benemérito da Indústria pela Fiep

Fundador da Umaflex é reconhecido postumamente como Benemérito da Indústria pela Fiep

Dentro da Semana da Indústria 2024, realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), dois empresários do Noroeste do Estado foram homenageados nesta quinta-feira (23), em Maringá, em alusão ao Dia Nacional da Indústria (25/05). Um deles é de Umuarama: Wanderlei Xavier Ribeiro, reconhecido postumamente com o título de Benemérito da Indústria.

Fundador da Umaflex Estofados e Colchões, com sede em Umuarama, Wanderlei foi homenageado com o título que reconhece industriais já falecidos que se dedicaram ao crescimento do setor no Paraná. À frente da Umaflex, ele e levou o nome do município para todo o Brasil e diversos países da América Latina.

O prefeito Celso Pozzobom foi representado pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, e pelo coordenador da Casa do Empreendedor, Sérgio Vercezi Filho. “O Wanderley iniciou sua atividade em 1993, fabricando dois estofados por dia. Sete meses depois, sua empresa produzia dez peças/dia e dois anos à frente, já fabricava 40 peças diárias”, lembra o secretário. “Pelo exemplo que deixou ele merece todas as homenagens”, completou.

Hoje, com três unidades industriais (Umuarama, Conchal-SP e Escada-PE), a Umaflex atende desde pequenas lojas até as maiores redes de móveis do país. O moderno parque industrial tem mais de 150 mil m² de área construída. Wanderlei Xavier Ribeiro faleceu em 11 de agosto de 2021.

Em nome da família, o filho Leonardo Ribeiro declarou que a homenagem prestada pela Fiep representa um tributo à memória do pai, “um homem que dedicou a vida ao desenvolvimento da indústria e da região de Umuarama”, disse.

Leonardo lembrou que, ao abrir indústrias e criar oportunidades de trabalho, Wanderlei ajudou a transformar vidas e contribuiu para o crescimento de Umuarama e região. “Agradeço de coração à Fiep e ao Simur (Sindicato das Indústrias Moveleiras de Umuarama e Região) por esta justa homenagem”, completou. Representaram a família na entrega do título, ainda, o filho Vitor e os irmãos do industrial, Adalto, Walnei, Wagner e Edson Xavier Ribeiro.

A homenagem foi proposta pelo Simur, junto com outros sindicatos da região – Sialpar, Siapar, Sibiopar, Sibielpar, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindimetal Maringá) e Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Maringá (Sindirepa Maringá).

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que, ao homenagear empresários que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento industrial, a Fiep dá sentido ao seu trabalho. “Nossa missão aqui hoje é mostrar a importância daqueles que tanto fizeram pela indústria. E quem está sendo homenageado é o empreendedor, é quem está à frente dos negócios. Batalhar por melhores condições é a nossa missão, mas eles é que são merecedores de todas as homenagens”, disse.

 

O evento em Maringá reuniu diretores da Fiep, presidentes de sindicatos empresariais e lideranças industriais e de outros segmentos econômicos de todo Noroeste, o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, o deputado federal Zeca Dirceu, os deputados estaduais Evandro Araújo e Luis Corti, o secretário de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, George Coelho, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), José Carlos Barbieri.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular