30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrPopulação ganhará em breve duas novas unidades de saúde: Campo Belo e...

População ganhará em breve duas novas unidades de saúde: Campo Belo e Anchieta

A Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar o número de unidades para melhorar o atendimento á população, nos próximos meses. A expectativa é que em cerca de 30 dias a primeira UBS já entre em funcionamento no Campo Belo e em 60 ou 90 dias a unidade de saúde Anchieta também inicie o atendimento aos usuários.

O secretário municipal de Saúde, Edson Souza, explicou que a sede própria UBS Campo Belo está em fase de construção e deve levar ainda alguns meses para ser concluída e equipada. Enquanto isso, a população será atendida por uma equipe profissional completa em um imóvel alugado pelo município, na rua Venezuela 3922, que já está em fase de adequação.

A futura UBS Campo Belo terá área construída de 288,22 m² no entroncamento das avenidas Holanda com Frei Orlando Busato, e contará com recepção, consultórios, salas de atividades coletivas, sala de vacina, sala de curativos, recepção para até 15 pessoas e banheiros acessíveis, entre outros ambientes.

“Vai ser uma UBS de Porte I, moderna e adequada para prestar um bom atendimento à população. A estrutura terá um médico de Estratégia Saúde da Família (ESF), médico de apoio, enfermeiro, quatro agentes comunitários de saúde (ACS), três a quatro técnicos em enfermagem, serviços gerais e administrativo”, informou o secretário.

ANCHIETA

O mesmo corpo funcional será destinado à UBS Anchieta, que vai funcionar na rua Porto Alegre, imediações da praça que dá nome ao bairro. “Neste caso ainda não temos um projeto para construção de sede própria, mas devido ao grande fluxo de usuários foi necessário desmembrá-la da UBS Guarani, que atende na avenida Vitória”, explicou a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Léia de Andrade Silva.

A coordenadora acrescentou que a divisão foi pensada em conjunto com o conselho local de saúde para melhorar o atendimento à população e facilitar o acesso, em vista da grande demanda concentrada na unidade do Guarani. “Hoje a UBS Guarani/Anchieta é a unidade que tem o maior número de atendimento em todo o município. Com a mudança vamos dar mais conforto aos usuários e reduzir o tempo de espera”, completou.

Com a mudança e a instalação da UBS Campo Belo, cada uma dessas unidades atenderá cerca de 4.500 usuários e Umuarama passará a ter 20 unidades de saúde na área urbana, além do Pronto Atendimento 24h, mais cinco UBS nos distritos e um posto de atendimento em saúde no povoado Vila Nova Jerusalém.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular