30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrCiclo de ações de combate à dengue é concluído nos distritos, mas...

Ciclo de ações de combate à dengue é concluído nos distritos, mas continua na cidade

Cerca de 40 agentes de combate a endemias (ACE) do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental realizaram um ‘arrastão’ nas residências do distrito de Santa Eliza, nesta quarta-feira, 29, para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A varredura incluiu casas, comércios, terrenos e espaços públicos, bem como o cemitério local.

“Encontramos cinco focos para larvas do mosquito, que foram eliminadas, e aproveitamos a ação para orientar a população de Santa Eliza sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação e, desta forma, combater o avanço da dengue”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Taila Biaca Crivelaro.

A equipe realizou vistoria em 450 imóveis, incluindo a Vila Rural Pedro Urquia. O trabalho concluiu o ciclo de visitas a imóveis nos distritos de Umuarama, que teve ações em Vila Nova União, Roberto Silveira, Lovat e Serra dos Dourados, além de Santa Eliza. Uma nova etapa de vistorias será iniciada no próximo mês. “A luta contra a dengue precisa ser constante e contamos com a colaboração da população”, completou a coordenadora.

Nos bairros de Umuarama os agentes conduzem o trabalho de vistorias com base nos índices de notificações de casos suspeitos da doença e também de acordo com os dados de infestação predial (IIP) apurados no último Levantamento de Índice Rápido para Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa), realizado entre os dias 6 a 10 de maio.

Na terça-feira, 28, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou novo boletim confirmando mais 51.897 notificações de suspeita de dengue em todo o Estado, além de 37.221 novos casos da doença e 34 óbitos. Desde o início do período epidemiológico (julho de 2023), o Paraná contabiliza 771.442 notificações, 431.012 casos e 358 mortes em decorrência da dengue.

Em Umuarama o último boletim da Secretaria de Saúde conformou a terceira morte devido a complicações da dengue, dentre sete óbitos em investigação (um foi descartado e três continuam em análise). Em maio já foram confirmados 2.062 casos da doença e no período epidemiológico são 7.756 positivos, acumulados desde 30 de julho passado. Há ainda 310 casos de pessoas com suspeita de dengue e 6.909 suspeitas foram descartadas, do total de 14.775 notificações registradas no período.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular