30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrÍndice de alfabetização na idade certa em Umuarama supera com sobras a...

Índice de alfabetização na idade certa em Umuarama supera com sobras a média nacional

De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados nesta terça-feira (28), 73% dos alunos paranaenses sabem ler e escrever na idade certa – ou seja, ao final do 2º ano do ensino fundamental. O Paraná atingiu no ano passado o segundo maior patamar do Brasil em alfabetização de crianças que estudam na rede pública e ficou atrás apenas do Ceará, que atingiu um índice de 85%.

Nos demais Estados, como Rio Grande do Sul (63%), Santa Catarina (61%), Rio de Janeiro (52%), São Paulo (52%) e Bahia (37%), a proporção de alunos alfabetizados ao final do 2º ano ficou abaixo dos 70%. Em todo o País, a média foi de 56% e em Umuarama esse percentual foi de 64,1%, ou seja, bem acima da média nacional e do índice atingido nos demais Estados.

Na avaliação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o levantamento mostra que o Paraná tem uma das melhores notas de todos os Estados brasileiros. “Nós já tínhamos alcançado o posto de melhor educação do Brasil no Ensino Médio e agora, graças à parceria com prefeitos, conseguimos avançar juntos nesta fase muito importante do aprendizado”, afirmou.

A pesquisa foi aplicada às redes municipais, considerando critérios estabelecidos nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram consideradas alfabetizadas as crianças que atingiram um equivalente a 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Seab).

O resultado foi comemorado pela secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, que destacou o efetivo trabalho docente, além dos grandes investimentos da administração municipal na infraestrutura educacional e também na qualificação constante dos professores e equipes pedagógicas.

“O prefeito Celso Pozzobom tem nos permitido garantir todas as condições para o desenvolvimento da educação em Umuarama, seja estruturalmente – reformando, ampliando e assegurando a manutenção das unidades educacionais – ou tecnologicamente, assegurando investimentos em tecnologia, equipamentos e novos conhecimentos”, avaliou a secretária.

E continuou: “Com treinamento, o trabalho de desenvolvimento e pesquisa (realizado no CMDPE), a modernização do ensino e o efetivo trabalho dos professores junto aos alunos, executando o planejamento da Secretaria de Educação, estamos recuperando o que foi perdido na pandemia e avançado a olhos vistos na alfabetização das nossas crianças”, completou.

A secretária lembrou que Umuarama ganhou uma nova escola de tempo integral nesta semana, a Escola Professora Maria Augusta Amaral Picelli, inaugurada pelo prefeito Pozzobom na avenida Goiânia, tem um centro municipal de educação infantil (CMEI) em obras no Parque Residencial Metropolitano e em breve inicia a construção de outra unidade no Jardim Aeroporto, além de várias obras em andamento em unidades da cidade e dos distritos.

CRESCIMENTO

O relatório do Ministério da Educação mostra o avanço da alfabetização escolar no Paraná, ao longo dos últimos anos. Em relação à pesquisa feita em 2019, o Estado avançou cinco pontos percentuais (de 68% para 73%) e saltou uma posição no ranking nacional, ultrapassando Santa Catarina. Em todo o Brasil, o avanço do resultado em 2023 em relação a 2019 foi de 1 ponto percentual, de 55% para 56%.

Outra pesquisa foi realizada em 2021, quando os índices em todo o Brasil caíram sensivelmente por conta da pandemia da Covid-19. Em relação a este levantamento, o Paraná mostrou uma recuperação de 33 pontos percentuais.

O MEC estabeleceu a meta de 80% de alfabetização na idade certa em todo o Brasil até 2030. No Paraná, 148 municípios já alcançaram este patamar em 2023 e 376 cidades estão com índice superior à média nacional, que é de 56%, incluindo Umuarama com 64,1%.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular