30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrEmpresas que desejam terrenos industriais serão avaliadas com edital de pré-qualificação

Empresas que desejam terrenos industriais serão avaliadas com edital de pré-qualificação

Indústrias interessadas em se instalar em Umuarama, ou que planejam a expansão da produção, já podem se qualificar para disputarem os leilões realizados pela Prefeitura para concessão de terrenos nos parques industriais do município. A Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação divulgou o edital de pré-qualificação 01/2024, que é parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico de Umuarama (Prodeu), e destina-se a avaliar as empresas e fornecer certificados de reconhecimento e autorização.

Com a atualização das leis, a pré-qualificação tornou-se uma exigência para as empresas se habilitarem a participar dos leilões de imóveis públicos. O certificado tem validade de um ano, a contar da data de emissão.

Para a inscrição é necessário apresentar documentos e comprovações da empresa, plano de negócios, proposta de investimentos e declaração de ciência das condições que assumirá, contrapartidas e benefícios de adquirir um terreno na etapa seguinte do processo (o leilão). “A comissão julgadora analisa e pontua a empresa, chegando à condição de pré-qualificada ou não”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto.

Quando for publicado o edital de leilão, caso tenham interesse nos imóveis disponibilizados, as empresas certificadas poderão entrar na disputa. Neste ponto, os empreendimentos pré-qualificados já conhecerão as condições de aquisição e contrapartida e, com a definição do tamanho dos terrenos, poderão dimensionar o número de empregos a ser gerado, o espaço do imóvel que deverá ser ocupado com edificações e equipamentos para a produção na sua área específica.

Conforme a legislação o município oferece isenção de IPTU, desconto de 50% na cobrança do ITBI e taxas de aprovação de projetos, além de alguns serviços públicos. “A partir do valor de avaliação do terreno, as empresas darão lances crescentes e o desconto será dado sobre o valor ofertado pela vencedora, que poderá pagar à vista ou parcelado, com correção monetária”, acrescentou o secretário. Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria de Indústria e Comércio na Prefeitura – fone (44) 6621-4141.

Esse programa de atração de investimentos é uma das ferramentas do município para o fortalecimento e a sustentabilidade da economia. “Desde 2017 também oferecemos dezenas de cursos de capacitação gratuitos para formação de mão de obra, marketing e gestão, de acordo com as demandas apresentadas pelas empresas e pelo mercado em geral”, informou o diretor de Indústria e Comércio, Paulo Leon Baraniuk.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que o município também investiu na modernização e desburocratização do sistema de abertura de novas empresas. “O prazo médio para abertura de empresa era de 109 dias em 2017. Hoje, com o apoio da Casa do Empreendedor, é possível realizar o processo em cinco horas”, destacou.

A Casa do Empreendedor também auxilia atua na orientação e facilita o acesso ao crédito para microempreendedores individuais (MEI), pequenas e grandes empresas.

Por outro lado, a Agência do Trabalhador – também gerida pelo município – intermedia a contratação de mão de obra e disponibiliza seus espaços para empresas que queiram fazer seleção de pessoal, entrevistas de emprego, treinamentos ou contratação efetiva de colaboradores.

Além disso, o município dispõe de um grande e moderno espaço ao lado do parque de exposições, com ótima infraestrutura e custo acessível para a realização de eventos. “A Prefeitura tem patrocinado todos os eventos de relevância para o desenvolvimento econômico e social de Umuarama, tais como feiras, exposições, congressos, promoções esportivas, culturais e educacionais, sem perder o foco na inovação e na tecnologia”, completou Junior Ceranto.

Atualmente o Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto sedia a quarta edição da Fecoum (Feira da Construção de Umuarama), que ocupa 7 mil m² e oferece palestras, shows e sorteio de prêmios aos visitantes dos mais de 70 expositores de segmentos ligados à área de construção civil (de 6 a 9 de junho, das 14h às 22h). A Secretaria de Indústria e Comércio é apoiadora da Fecoum e o prefeito Celso Pozzobom faz questão de elogiar a iniciativa.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular