30.5 C
Umuarama
sexta-feira, junho 21, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrPavimentação da estrada Paca entra na reta final, com o asfaltamento do...

Pavimentação da estrada Paca entra na reta final, com o asfaltamento do último trecho

Nesta semana a equipe da Secretaria Municipal de Obras entrou na reta final de pavimentação da estrada Paca, mais uma via que está sendo asfaltada pela Prefeitura de Umuarama para levar melhores condições de vida aos produtores e moradores da zona rural. Toda a extensão já foi preparada para receber a capa asfáltica, que nessa sexta-feira, 7, passou a marca dos 1.700 metros – restando cerca de 850 metros para a conclusão, que ocorrerá na próxima semana.

Há algumas semanas os habitantes daquela região já sabem o que é transitar por estradas asfaltadas. Em parceria com o Consórcio Intermunicipal para Conservação das Bacias dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax), que realiza os serviços preliminares de limpeza e adequação de leito, a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos executa a obra com veículos e máquinas pesadas da Prefeitura.

O primeiro trecho foi asfaltado há algumas semanas e agora a frente de trabalho deve completar o serviço em poucos dias. Depois será aplicada sinalização vertical e horizontal. O projeto tem investimento de R$ 2,5 milhões para a pavimentação de 2.600 metros. “A obra inclui faixas laterais gramadas – que já estão sendo plantadas – e sinalização viária. É um serviço completo, que vai beneficiar pequenos produtores e facilitar o acesso à rodovia PR-323 e outros pontos da cidade”, apontou o prefeito Celso Pozzobom.

A estrada Paca fica entre o campus de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a estrada Canelinha, que também foi asfaltada recentemente pela Prefeitura e terá o trecho final pavimentado a partir dos próximos dias. Nesta sexta-feira, 7, o prefeito assinou a ordem de serviço para o trecho de 3,5 km até o ribeirão Pinhalzinho, na divisa com o vizinho município de Cruzeiro do Oeste.

Para Pozzobom a obra tem sido executada de forma rápida, com qualidade e economia de recursos graças à parceria entre a Prefeitura e o Cibax e divisão de custos entre o município e os proprietários rurais. O secretário de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, também tem acompanhado a obra e disse que os moradores estão bem contentes com a qualidade do asfalto e a agilidade do serviço. Vários proprietários rurais já recolocaram as cercas, que foram removidas para as obras.

O secretário lembrou que um trecho de aproximadamente um quilômetro da estrada Pioneiro, entre a estrada Cedro e o distrito de Lovat, também está recebendo os serviços preliminares para pavimentação. “Já fizemos a adequação do solo, a aplicação de cimento para composição da base e o nivelamento. Em breve teremos mais um trecho de estrada recebendo asfalto e facilitando a vida das famílias do campo”, completou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular