Mais uma parte do Cemitério Municipal de Umuarama está recebendo calçamento das áreas internas de circulação dentro das quadras que abrigam as sepulturas. Por meio de licitação, a administração contratou uma empresa para execução 3.378 m² de calçamento em piso intertravado (paver) no espaço entre túmulos de seis quadras de túmulos, com o investimento de R$ 396.199,99.
O prefeito Celso Pozzobom e o diretor-presidente da Acesf, Alexandre Maroto, vistoriaram as obras nesta semana. “O serviço vai melhorar bastante situação do cemitério, garantindo mais segurança e conforto para os visitantes, bem como melhores condições de trabalho para os funcionários e diaristas que fazem a limpeza das sepulturas”, afirmou o prefeito, sem falar na melhor aparência.
O diretor-presidente acrescentou que o calçamento também facilitará a manutenção e os sepultamentos, que são realizados diariamente no cemitério. Em 2021 foram feitos 200 metros de calçamento em paver, em caráter experimental. O resultado levou a uma primeira etapa de serviços em 2022, compreendendo 2.500 m² e agora, com a nova licitação, no total o calçamento deve cobrir cerca de 6 mil m².
“O cemitério municipal é bem extenso. Além dessas duas etapas, teremos pela frente mais 20 mil m² futuramente. O avanço do calçamento vai depender da evolução do orçamento da Acesf e das demandas que surgem no dia a dia, já que as obras são custeadas com recursos próprios da Acesf”, explicou Maroto.
O serviço começou a ser executado há cerca de 20 dias, com a demolição de calçadas irregulares, remoção de entulho e regularização do terreno. Agora a empresa iniciou o assentamento dos blocos de concreto intertravados e finalizará com paisagismo. A expectativa é que a obra está concluída até o período de finados (2 de novembro), quanto o cemitério recebe tradicionalmente o maior volume de visitantes.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, a Acesf também realiza uma obra de reforço estrutural nos muros do lado voltado para a avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, do lado interno, e avança com a obra de ampliação.
“O novo espaço do cemitério já conta com drenagem pluvial implantada, muros, taludes e terraplenagem. O próximo passo é a pavimentação da rua interna e construção das rampas de ligação ao setor antigo, por onde seguirão os cortejos para sepultamentos”, completou o diretor-presidente da Acesf.
Com a ampliação, o cemitério terá espaço para 900 sepulturas em jazigos convencionais e cerca de 600 espaços verticais, nos blocos de gavetários que também serão implantados. O projeto engloba 276 m² de muros, tela de aço galvanizado, pavimentação asfáltica, calçamento em concreto, mais de 1.600 m² de grama esmeralda, área revestida em porcelanato, 30 árvores de médio porte (samambaias), 15 postes de iluminação em LED e quatro bocas de lobo com grades de ferro (‘mata-burro’).