16.2 C
Umuarama
segunda-feira, julho 15, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrAdministração de Umuarama é destaque estadual no Prêmio Band Cidades Excelentes

Administração de Umuarama é destaque estadual no Prêmio Band Cidades Excelentes

Umuarama foi um dos destaques na entrega estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, realizada na última terça-feira, 18, em Curitiba. O município estava entre os finalistas da etapa estadual e acabou faturando prêmios em três categorias – vencedor estadual em Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Saúde e Bem-Estar e finalista em IGMA (pelo desempenho no Índice de Gestão Municipal Áquila, uma plataforma de tecnologia e inovação desenvolvida pelo Instituto Aquila para promover o ciclo virtuoso do desenvolvimento humano.

A parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila busca transformar a realidade das 5.570 cidades brasileiras. O instrumento empregado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data para reunir as informações públicas mais atualizadas e os programas enviados pelas prefeituras por meio do site oficial.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados em uma única nota final. A cidade que recebe mais de 80 pontos é considerada excelente.

O anúncio dos finalistas e vencedores, bem como a entrega dos certificados, ocorreu em cerimônia no Museu Oscar Niemayer, na região do Centro Cívico, na capital. O prefeito Celso Pozzobom foi representado no evento pelos secretários municipais de Gabinete e Gestão Integrada, Cleber Bonfim, e de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco. Umuarama faz parte da categoria “Mais de 100 mil habitantes”, competindo com as maiores cidades do Estado.

Nesta quarta edição do prêmio o IGMA passou a contar com 73 indicadores distribuídos pelos seis pilares do chamado ciclo virtuoso de desenvolvimento humano: governança, eficiência fiscal e transparência; educação; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; e saúde e bem-estar, que ganhou seis novos indicadores, entre eles desnutrição infantil e mortalidade por 1000 habitantes.

“É uma satisfação receber esses prêmios tão expressivos no último ano de nossa gestão, justamente em áreas tão importantes como a infraestrutura, a saúde e o bem-estar da população. Isso mostra que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, perseveramos no caminho certo, investimos os recursos com sabedoria e alcançamos os melhores resultados possíveis”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom, ao receber os certificados dos secretários municipais nesta quinta-feira, 20.

Segundo ele, “a conquista é resultado de um trabalho bem pensado, planejado e executado por uma equipe de servidores competente, séria e comprometida, e ainda temos muito mais por fazer até o final do ano”, acrescentou.

CATEGORIAS

Na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes os municípios são divididos em três categorias de acordo a população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes. Além dos campeões de cada pilar, haverá ainda o grande vencedor em cada grupo populacional, somando 21 prêmios.

Os dados do IGMA podem ser conferidos por qualquer cidadão que queira acompanhar o progresso da cidade onde mora. Para os ganhadores do prêmio, considerado o ‘Oscar’ da gestão pública, esse reconhecimento faz toda a diferença. A iniciativa conta com auditoria externa da empresa BDO Brazil.

PRÊMIOS

“Além de recebermos esses certificados em nome do prefeito Celso, fomos informados que Umuarama está concorrendo entre os finalistas da fase nacional. Na questão da infraestrutura, o resultado se deve ao grande volume de obras e investimentos que estamos fazendo no município”, disse o secretário Renato Caobianco.

Na área da saúde, o prêmio leva em conta a qualidade dos serviços e os altos índices de atendimento, agilidade e eficiência atingidos pelo município. “Receber este prêmio na área da saúde é extremamente gratificante, pois reconhece o nosso compromisso em oferecer serviços de qualidade à população. É um marco importante, mas também um lembrete de que ainda há muito a melhorar. Continuaremos trabalhando para aprimorar ainda mais o atendimento, a agilidade e a eficiência em todas as áreas da saúde pública, buscando sempre a excelência e o bem-estar da nossa comunidade”, completou o secretário Edson Souza, da Saúde.

Já na mobilidade urbana, os avanços ocorreram a partir da melhoria da acessibilidade na maior parte dos cruzamentos, com rampas adequadas e sinalização melhorando as condições de circulação de pedestres e cadeirantes; revitalização e atualização da sinalização horizontal em toda a cidade, para orientar o trânsito e prevenir acidentes; reorganização dos eixos viários, ajuste de sentidos, estacionamentos, trecho de fluxo binário e instalação de novos semáforos.

“Além disso, estamos corrigindo geometria em alguns cruzamentos perigosos, avançando canteiros e implantando rotatórias para reduzir velocidade, reorientar o fluxo e dar mais segurança. São obras pontuais que podem não aparecer muito, mas trazem grandes resultados e fazem a diferença na mobilidade urbana, tanto que Umuarama foi reconhecida nesta importante premiação”, afirmou o secretário da Sestram, Valdecir Capelli.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular