16.2 C
Umuarama
segunda-feira, julho 15, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrEstagiárias de Nutrição orientam mães de autistas sobre benefícios da alimentação correta

Estagiárias de Nutrição orientam mães de autistas sobre benefícios da alimentação correta

Em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista (18/06), uma data significativa que visa promover a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo, foi realizada uma palestra sobre o tema no Banco de Alimentos pelas estagiárias Isadora Grasso Furlan e Thais G. de Souza Speciam, do curso de Nutrição.

As acadêmicas falaram para algumas mães de autistas que participam de programas oferecidos pelo Banco de Alimentos, um órgão da Secretaria Municipal de Agricultura voltado ao combate à desnutrição e à fome no município.

“A nutrição tem um papel importante no tratamento e na evolução das crianças, pois a partir da intervenção nutricional os sintomas pode ser tratados e até reduzidos. A alimentação é fundamental para o bom desenvolvimento físico e psicológico do paciente com TEA”, afirma a nutricionista e coordenadora do programa Banco de Alimentos, Huana da Silva de Godoi.

Entretanto, compreende-se que cada criança diagnosticada com TEA possui diferentes necessidades. “Por isso, é importante desenvolver uma dieta individualizada em função das exigências distintas de cada um. A família, nesse sentido, tem papel fundamental no processo de educação alimentar e nutricional”, completa a coordenadora. As nutricionistas ensinaram também a receita de um bolo saboroso sem glúten e sem lactose, muito nutritivo e bem aceito pelas crianças (abaixo).

DATA

O Dia Mundial do Orgulho Autista foi criado em 2005 pela organização Aspies for Freedom, rejeitando a abordagem médica tradicional – que o autismo precisava ser “curado”. Em vez disso, o movimento propõe valorizar a neurodiversidade e reconhecer as habilidades e talentos únicos das pessoas no espectro autista.

O TEA é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento, sendo complexa e variável, pois engloba diferentes perfis e níveis de funcionamento. Cada pessoa no espectro possui características e habilidades únicas, o que enfatiza a importância de reconhecer a diversidade autista.

Estatísticas indicam que o autismo é mais comum do que se imagina. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos informa que uma em cada 36 crianças costuma ser diagnosticada com TEA. Esses números destacam a necessidade de uma maior conscientização e apoio às pessoas no espectro autista.

A data mundial celebra as conquistas e destaca a importância da inclusão e aceitação, além de combater o estigma associado ao autismo, promover a compreensão do TEA e reforçar a mensagem de que a diversidade autista é uma parte valiosa da sociedade.

RECEITA

Bolo de cenoura com farinha de aveia

Ingredientes: três cenouras médias descascadas e cortadas; uma xícara de óleo, quatro ovos, duas xícaras de açúcar, duas xícaras de farinha de aveia e uma colher de fermento em pó. O preparo é bem simples: bata no liquidificador a cenoura, os ovos, o açúcar e o óleo por cinco minutos, até obter uma mistura bem homogênea.

Em uma travessa, coloque a farinha de aveia e o fermento e junte a mistura batida no liquidificar. Misture bem, coloque em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos e estará pronto.

 Ver fotos no Flickr

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular