16.2 C
Umuarama
segunda-feira, julho 15, 2024
spot_img
spot_img
HomeUmuarama PrReunião ordinária descentralizada leva conselheiros do CMDCA à Guarda Mirim

Reunião ordinária descentralizada leva conselheiros do CMDCA à Guarda Mirim

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou mais uma reunião ordinária descentralizada com grande participação da comunidade, além dos conselheiros e lideranças locais. Desta vez o encontro aconteceu na Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram), onde funciona a tradicional Guarda Mirim de Umuarama, na tarde do último dia 14.

Antes das discussões técnicas, os conselheiros puderam prestigiar bonitas apresentações da fanfarra da Guarda Mirim, bastante reconhecida na região, da associação Rebelatto de Tae Kwon-Do e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “Essas entidades realizam um trabalho importante, que envolve muitas crianças e adolescentes e os mantém ocupados e afastados dos perigos da rua, além de trazerem qualificação e aprendizados para a vida”, destacou a secretária da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.

Conforme a pauta, os conselheiros aprovaram as atas das reuniões anteriores, deliberaram sobre a destinação direcionada de recursos para o Centro de Apoio e Integração Bem Viver e à Associação Assistencial e Promocional Casa da Paz, bem como sobre pedidos de liberação de recursos para a Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama e a Associação Centro de Excelência do Futebol de Umuarama.

Foi ratificada a indicação da conselheira Mariza Franzim para banca avaliadora do projeto Procon nas Escolas, o envio de ofício à Coordenação da Política da Criança e do Adolescente (CPCA) referente às alterações na Lei Municipal nº 4.069/2015, a adesão ao Projeto Itaú Social e a proposta a ser inscrita no Projeto Itaú Social.

Além disso foram firmados termos de adesão e plano de ação do repasse estadual para fortalecimento e desenvolvimento de ações voltadas à primeira infância – creche – e adesão ao repasse estadual de incentivo para atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade.

A presidente do CMDCA, Jéssica Arckanjo Harmatiuk Vieira, conduziu a reunião que teve ainda a presença da secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Deliberação referente à capacitação para o Conselho Tutelar sobre o Sistema SIPIA, escolha da entidade que receberá a próxima reunião ordinária descentralizada (em 13 de setembro) e uma prévia dos resultados da Campanha Fica Leão esgotaram a pauta da reunião, que foi encerrada com o agradecimento a todos os presentes, à ótima recepção da Guarda Mirim e com uma confraternização.

 Ver fotos no Flickr

RELATED ARTICLES
- Advertisment -spot_img

Mais popular