A futura Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Bonfim, que está sendo construída pela Prefeitura no encontro da rua Holanda com a avenida Frei Orlando Busato, já entrou na fase de acabamento. Conforme a última medição, foram executados cerca de 65% da obra. Com isso, os moradores daquela região da cidade estão mais próximos de terem sua própria unidade de saúde.
Atualmente os habitantes do Bonfim, dos parques Dom Bosco, Cambo Belo e Firenze e do Jardim Campo Novo se dividem entre as UBS Jardim Cruzeiro e Cidade Alta, que ficam distantes de suas residências. Além de aproximar a atenção primária em saúde dos usuários, a nova unidade deve reduzir as filas nas outras unidades assim que entrar em funcionamento.
A construção é supervisionada pela Secretara Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos. A UBS do Bonfim é uma unidade porte I, com área de 288,22 m² e contará com recepção para até 15 pessoas sentadas, consultórios, salas coletivas, salas de vacina e de curativos e banheiros acessíveis, entre outros ambientes.
“Paredes, contrapiso e a laje de concreto já estão praticamente prontos, entre outros serviços, bem como a parte de cobertura. Agora estão avançando os serviços de acabamento, além da conclusão dos muros e fechamento”, informou o secretário de Obras, Renato Caobianco, em visita recente ao canteiro de obras.
Até a construção ser finalizada e a unidade estruturada, a Secretaria Municipal de Saúde alugou um imóvel situado na rua Venezuela, com área de pouco mais de 400 m², para implantação e funcionamento provisório de uma unidade de saúde que atenderá aos moradores do Jardim Campo Belo, Bonfim e imediações. O contrato tem duração de até um ano.
De acordo com a secretaria, a ideia é estruturar a equipe e garantir um atendimento mais próximo aos pacientes, até a conclusão da UBS definitiva. A unidade provisória deve entrar em funcionamento ainda neste mês.