Estrutura tem agora 23 farmácias à disposição da população nas UBS nos bairros, distritos e Central Farmacêutica
Mais duas unidades de saúde passam a ter o serviço de dispensação de medicamentos psicotrópicos em suas farmácias: Sonho Meu e Bem-Estar. As divisões conquistaram o registro junto ao CRF (Conselho Regional de Farmácia) e agora a Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama tem em sua estrutura 23 centros de distribuição de medicação, graças à determinação do prefeito Celso Pozzobom em proporcionar melhor atendimento ao cidadão.
Dentro da Política Nacional de Medicamentos, ditada pelo Ministério da Saúde, é necessário ter um farmacêutico como responsável técnico em todas as farmácias do Brasil, incluindo aquelas que ficam nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). “A Assistência Farmacêutica é determinante para a atenção aos serviços em saúde. Consiste em um conjunto de ações relacionadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, individual e coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e uso racional. Tendo a farmácia na própria unidade de saúde, a realidade da vida dos moradores é completamente diferente, pois não terá de se deslocar a outra unidade nem à Central Farmacêutica”, pontuou Camila Bertolin de Oliveira, coordenadora da Central Farmacêutica.
As unidades farmacêuticas dispensam, entre outros, medicamentos básicos, antibióticos e psicotrópicos, antieméticos, antitérmicos, antialérgico e expectorantes. “Porém, a entrega de medicamentos ‘tarja vermelha ou preta’, aqueles que só podem ser dispensados mediante a apresentação e retenção da receita, só eram feitas aqui na Central. Depois de cumprir todos os itens exigidos pela Nota Técnica n° 914 do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR), fomos conquistando as certificações para podermos oferecer este serviço nas unidades de saúde”, conta.
A enfermeira Leia Inês de Andrade Silva, coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS) em Umuarama, observa que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) elaborou proposições para colaborar com as ações e programas para o fortalecimento do sistema municipal de saúde. “São instruções para garantir o direito da sociedade à Assistência Farmacêutica integral, sendo orientada para a qualidade do acesso e do uso racional de medicamentos”, comentou.
Já o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, acrescenta que os moradores devem ficar atentos aos horários de funcionamento dessas unidades. “A UBS Sonho Meu tem atendimento em tempo integral e a Bem-Estar em meio período. Lembrando que a entrega do medicamento só ocorre com a apresentação da 1ª via da receita médica dentro da data de validade”, detalha.
Ele indica ainda que não é preciso ser morador da região de cobertura, ou seja, qualquer paciente com receita válida e os documentos necessários pode retirar a medicação. “É a mesma coisa com a vacinação, em que as pessoas podem se vacinar em qualquer unidade estando dentro dos requisitos. Os medicamentos psicotrópicos tratam, entre outros, transtornos psiquiátricos, como ansiedade e depressão”, pontua.
ATENDIMENTO DAS FARMÁCIAS NAS UBS
Período da manhã, das 7h30 às 11h30
– UBS Guarani – Anchieta (Avenida Vitória s/n°)
– UBS Lisboa (Rua Fernão Dias nº 5825)
– UBS Panorama (Rua Amazonas s/n°)
– UBS Santa Eliza (Rua São Jorge n° 1055)
– UBS Vitória Régia (Avenida Júlio César Jarros s/n°)
Período da tarde, das 13h30 às 17h
– UBS 1° de Maio (Rua dos Servidores Públicos n° 4868)
– UBS Centro Saúde Escola (Praça Mascarenhas de Moraes – Unipar sede)
– UBS Cohapar II (Rua São Lucas n° 2050)
– UBS Industrial (Rua Industrial s/n°)
– UBS Jabuticabeiras (Rua das Gardênias nº 4017)
– UBS Lovat (Avenida Paraná n° 504)
– UBS Ouro Branco (Rua Ametista s/n°)
Período Integral, das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h
– UBS Central (Av. Dr. Angelo Moreira da Fonseca nº 736)
– UBS Sonho Meu (Avenida José de Alencar n° 1925)
– Central Farmacêutica (Travessa Euclides Pelacani n° 5326)
Período diferenciado, das 14h às 17h
– UBS Cidade Alta (Rua Belo Horizonte n° 2212)
Período diferenciado, das 7h às 11h30
– UBS San Remo (Rua José Antônio Lopes Rodrigues s/n°)