16.1 C
Umuarama
quarta-feira, agosto 17, 2022
spot_imgspot_img

Informe semanal da dengue confirma mais 55 casos da doença em Umuarama

A penúltima semana do ano epidemiológico da dengue, que se encerra no próximo dia 31, confirmou mais 55 casos positivos da doença em Umuarama. Com isso, o acumulado desde agosto do ano passado chega a 1.511.

O total de suspeitas descartadas aumentou de 1.723 na última semana para 2.001 nesta sexta-feira (+280) e as notificações (que incluem suspeitas, positivos e descartados) chegou a 3.536 em todo o período sazonal. Há ainda 24 suspeitas em investigação.

A cidade continua enfrentando surto de dengue em 17 das 18 unidades básicas de saúde da área urbana – exceção apenas à UBS Bem-Estar, que mantém-se em situação de alerta – e também nos distritos de Lovat e Santa Eliza, e no povoado de Nova Jerusalém. Em Serra dos Dourados a incidência de dengue permanece baixa e em Vila Nova União e Roberto Silveira ainda não houve nenhum caso confirmado.

No total, a doença já foi registrada em 105 localidades do município. Dentre os positivados, sete pacientes tiveram dengue com sinais de alarme (DSA), em três casos a situação evoluiu para dengue grave (DG) e duas pessoas morreram em virtude dos sintomas da doença, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Os maiores volumes de casos foram registrados na área central de Umuarama, atendida pela UBS Centro de Saúde Escola (359 positivos), bem como no Jardim Panorama (193), Guarani / Anchieta (160), Posto de Saúde Central (114) e Jardim Cruzeiro (103).

Nesta semana a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental intensificou o combate à dengue na região do Parque San Remo, que apresentou maior índice de infestação predial pelo mosquito transmissor da doença. A população foi orientada a deixar nas calçadas materiais inservíveis, móveis velhos e recipientes que possam acumular água, que depois foram recolhidos por caminhões da Secretaria de Serviços Públicos.

Na próxima segunda-feira (25), o Projeto de Prevenção a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde levará o teatro da dengue às crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Madre Paulina, no Parque Danielle. Haverá duas apresentações – uma pela manhã, às 9h, e outra no período da tarde, a partir das 14h – que serão assistidas pelos cerca de 230 crianças matriculadas no estabelecimento, do maternal ao infantil 5.

(Redação e assessoria PMU)

Related Articles

CLIMA

Umuarama
nublado
16.1 ° C
16.1 °
16.1 °
97 %
3kmh
99 %
qua
22 °
qui
19 °
sex
13 °
sáb
18 °
dom
20 °
- ANÚNCIO -spot_img
- ANÚNCIO -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS