16 C
Umuarama
quarta-feira, agosto 17, 2022
spot_imgspot_img

Médico ressalta importância da tecnologia para sistemas de saúde

Julio Mott, diretor-geral no Hospital Brasília Unidade Águas Claras, defendeu a importância da tecnologia integrada para sistemas de saúde. Ele foi um dos painelistas do Correio Webinar – Coordenação de cuidado e navegabilidade: a saúde com base em uma assistência integrada e personalizada, evento realizado pelo Correio Braziliense, nesta quinta-feira (14/7), em parceria com a Rede Dasa, presente no Distrito Federal com marcas como Hospital Brasília, Maternidade Brasília, Hospital Brasília Unidade Águas Claras e Exame Medicina Diagnóstica.

Saúde preventiva

As informações pertinentes à saúde do paciente ficam armazenadas em sistema online que conta com os dados cadastrados por unidades hospitalares, pacientes e profissionais de saúde. Julio disse que a base de informações acumuladas a respeito do histórico de exames consegue prevenir e antecipar cuidados. “Quando o usuário, por algum motivo, faz um exame e a gente identifica, para além desse motivo, uma outra lesão, já estamos atuando preventivamente na doença”.

“Um exemplo prático do Hospital de Brasília são os pacientes que fazem uma tomografia de tórax devido uma tosse e a gente descobre uma alteração na artéria coronária. Ativamente, através de navegação, médicos e enfermeiras captam esse paciente e o colocam em linha de cuidado pré-definida. Nesse caso, ele faria um cateterismo, tomaria algum remédio específico ou até operaria o coração. Tudo começou por uma tosse, então ele foi captado pela rede, que com seu olhar transversal de saúde consegue definir o melhor cuidado”, completou.

Monitoramento

Mott destacou que a integração de informações garante rapidez ao atendimento em todas as esferas assistenciais.

“Tem casos de tumor de câncer que em dois ou três meses muda o diagnóstico do paciente. Em três meses deixa de ter um quadro cirúrgico, por exemplo. A Dasa, além de uma empresa de saúde, é uma empresa de tecnologia. Como o sistema é muito bem costurado, amarrado, conseguimos medir cada etapa, comparar os dados do mundo e da rede. Temos um banco de dados muito grande para mostrar aonde devemos ir com esse paciente.”

Ele afirmou que a tecnologia integrada torna a população mais bem informada e mais capaz de cuidar da própria saúde, mas ponderou a importância da apuração de dados corretos.

“Lógico que mais acesso à informação ajuda, mas se for de uma fonte fidedigna. Muita gente dá informação médica sem ser médico e isso é um absurdo. A primeira coisa é o acesso à informação correta. O acesso tem que ser fácil, pronto, tecnológico, em tempo real e conectado. Esse é o grande sucesso do que tem feito a Dasa. A rede tem o maior banco de dados da América Latina. Essa informação com um olhar atento, correto e ético certamente vai permitir que o paciente tenha um desfecho melhor.”

Além de Júlio Mott, o Webinar recebeu o diretor médico na Maternidade Brasília, Matheus Beleza e o diretor médico de Diagnóstico por Imagem no laboratório Exame, Gleidson Viana.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

Fonte: Correio Brazilience

Related Articles

CLIMA

Umuarama
nublado
16 ° C
16 °
16 °
93 %
4.4kmh
94 %
qua
22 °
qui
19 °
sex
14 °
sáb
18 °
dom
13 °
- ANÚNCIO -spot_img
- ANÚNCIO -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS