As equipes de Umuarama conquistaram resultados expressivos na segunda etapa da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), conquistando vagas na fase macrorregional em quarto modalidades. A competição promove o esporte em todo o Estado e conta com a participação de 264 municípios, 806 equipes e 12.200 participantes.
Os jogos acontecem em 12 municípios-sede – além de Umuarama, Arapongas, Borrazópolis, Cornélio Procópio, Guaratuba, Ivatuba, Laranjeiras do Sul, Palmas, Planalto, Prudentópolis, Terra Rica e Toledo.
As disputas da primeira etapa da 64º edição dos JAPs ocorreram entre 8 a 10 de julho (vôlei, handebol, bolão, bocha, futsal e basquete), já a segunda fase foi de 22 e 24 de julho, nas mesmas cidades. A macrorregional está prevista para 2 a 4 de setembro, nos municípios de Irati, Jandaia do Sul, Floraí e Marechal Cândido Rondon, e as finais acontecem em novembro, na cidade de Apucarana. O atletismo será disputado de 21 a 23 de outubro em Cascavel.
Os JAPs são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Paraná Esporte, com o apoio dos municípios-sede. As finais da fase regional foram disputadas no último domingo. No basquete masculino Umuarama perdeu para Cianorte (62 x 69) e ficou com o segundo lugar. No handebol masculino, conquistou o terceiro lugar derrotando Querência do Norte por 42 a 30.
“No geral Umuarama foi muito bem, pois conquistamos quatro títulos e chegamos às finais nas duas outras modalidades”, destacou o secretário de Esportes e lazer do município, Jeferson Ferreira, ao informar que as equipes locais foram campeãs no futsal feminino, vôlei masculino e feminino e no handebol feminino, “por isso agradecemos o trabalho das nossas escolinhas e o importante apoio do prefeito Hermes Pimentel”, completou.
Na final do futsal feminino Umuarama derrotou por 2 x1 a equipe de Alto Piquiri e sagrou-se campeã. Vitórias e título também foram conquistados no voleibol masculino (3 a 0 contra Tapejara) e no feminino (3 a 0 contra Altônia). “E também fomos campeões no handebol feminino. Nossos atletas e comissões técnicas estão de parabéns”, elogiou o secretário.
(Assessoria PMU)